Banner Portal
As transformações da escrita e seus suportes
PDF

Palavras-chave

Biblioteca escolar
Oficina na biblioteca
Educação infantil

Como Citar

PACHECO, Raquel. As transformações da escrita e seus suportes: do passado ao presente. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 199–208, 2011. DOI: 10.20396/rdbci.v8i2.1941. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1941. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo principal deste relato é compartilhar experiências relevantes vivenciadas na oficina realizada na Biblioteca Monteiro Lobato da Escola Desdobrada Retiro da Lagoa no Município de Florianópolis – SC, em julho de 2009, com a participação de alunos da Educação Infantil. É importante destacar que, embora mediados por um trabalho participativo, cooperado e solidário, a oficina foi coordenada pela bibliotecária Raquel Pacheco, que conduziu os trabalhos de forma a proporcionar os resultados contidos neste relato. Essa oficina teve por objetivo: levar as crianças a compreenderem a importância do surgimento da escrita, pois sem a escrita não existiria o livro e sem o livro não existiria a biblioteca. A metodologia de ação empregada na oficina foi composta pela apresentação de um pequeno filme produzido com o material encontrado e passado aos alunos na biblioteca e a manipulação de diferentes objetos. Imprescindível enfatizar que todos os momentos foram primordiais para o desenvolvimento desse relatório que sistematiza o processo além dos resultados alcançados pelos alunos participantes. A oficina desencadeou momentos de grande reflexão sobre a origem da escrita, conectado com as práticas a fim de expandir o conhecimento do mundo que as crianças possuem, bem como a manifestação de solidariedade.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v8i2.1941
PDF

Referências

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecário escolar: um educador?. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n.1, p. 107-123, 2002.

CURTO, Lluís Maruny; MORILLO, Maribel; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: materiais e recursos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2002.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Biblioteca escolar e a leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8/9, n. 1, p. 35-45, 2003.

LA TAILLES, Yves de. Escola e professores sob o olhar do aluno. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 40, p. 48-50, 2007.

SIMÃO, Maria Antonieta Rodrigues; SCHERCHER, Eroni Kern; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Ativando a biblioteca escolar. Porto Alegre: Sagra 1993.

VENTURA, Lidnei; RIZZATTI, Mary Elizabeth. Educação a distancia: alfabetização. Florianopolis: UDESC, 2003. (caderno pedagógico, I)

ZATZ, Lia. Aventura da escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo: Moderna, 1991.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Raquel Pacheco

Downloads

Não há dados estatísticos.