Banner Portal
Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação
PDF

Palavras-chave

Gestão de serviços. Planejamento estratégico. Planejamento de serviços de informação
Gestão de serviços
Planejamento estratégico.
Planejamento de serviços de informação

Como Citar

VITAL, Luciane Paula; FLORIANI, Vivian Mengarda. Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 24–44, 2009. DOI: 10.20396/rdbci.v6i2.1987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1987. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O setor de serviços tem crescido e se tornado um fator de diferenciação nas organizações. Nesse contexto, as unidades de informação precisam dispor de instrumentos que possibilitem um planejamento e gestão adequados na prestação de seus serviços. Assim, se faz necessária adoção de metodologias que permitam às unidades de informação desenvolver vantagem competitiva. O objetivo desse artigo é construir uma metodologia para o gerenciamento dos processos de serviço nesses ambientes. A Metodologia para Planejamento Estratégico e Gestão em Unidades de Informação (METUNI) é composta por quatro etapas: diretrizes operacionais, diagnóstico, definição de estratégias e controle e avaliação. As etapas da METUNI são apresentadas, discutidas e, posteriormente passiveis de verificação junto a uma biblioteca universitária localizada na região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina. Conclui-se que a METUNI permite o planejamento e a gestão de uma unidade de informação de forma a responder as exigências do ambiente no qual estão inseridas. Recomenda-se que ela seja adaptada a diferentes realidades e necessidades.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v6i2.1987
PDF

Referências

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BELLUZZO, R.C.B. Gestão de bibliotecas. Florianópolis: UDESC, 2005. Trabalho não publicado.

GIANESI, I. G. N; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1996.

GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MCDONALD, M.; KNOX, M.C.S.; PAYNE, A. Clientes verdadeiros donos da empresa: como construir uma organização orientada para o mercado. São Paulo: Futura, 2001.

OLIVEIRA, D.P.R. Excelência na administração estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

PORTER, M.E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

STONER, J.A.F. Administração. 2.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1985.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V.C.P.; FORTUNA, A.A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

VARVAKIS, G. J. O cliente de serviços. Florianópolis: UFSC, [199-]. Disponível em: < http://www.lgti.ufsc.br/posgraduacao/index.htm> . Acesso em: 01 set. 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Luciane Paula Vital, Vivian Mengarda Floriani

Downloads

Não há dados estatísticos.