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Mídias sociais em tempos de bibliotecas 2.0: um estudo em Bibliotecas das instituições federais de ensino brasileiras trazendo perspectivas futuras para a preservação digital
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Palavras-chave

Biblioteca 2.0. Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Web Social. Preservação Digital.

Como Citar

REZENDE, Laura Vilela Rodrigues; MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante. Mídias sociais em tempos de bibliotecas 2.0: um estudo em Bibliotecas das instituições federais de ensino brasileiras trazendo perspectivas futuras para a preservação digital. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 484–500, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i3.8646312. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646312. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo apresenta o estado da arte da sociabilidade online das Bibliotecas Universitárias das Instituições Federais de Ensino (IFES) brasileiras destacando a importância da preservação digital no âmbito destes recursos interativos digitais, ou seja, a Web 2.0. Pretende-se discorrer sobre os principais desafios no tocante à participação social na Web por parte das bibliotecas, bem como as transformações em relação à atuação destas instituições, especialmente as relações com seu público. A pesquisa realizou um levantamento de caráter quantitativo acerca do uso, por parte das bibliotecas das IFES brasileiras, dos principais recursos interativos digitais. O levantamento buscou identificar o caráter da interação social, grau de envolvimento e participação destas bibliotecas em plataformas interativas digitais. Tal investigação se faz necessária como embasamento à urgente necessidade de sensibilização destas instituições brasileiras quanto à preservação digital, não somente dos seus acervos, mas também dos relevantes registros das relações estabelecidas entre estas e seu público por meio de ferramentas Web 2.0. Os resultados demonstram que a maioria das universidades públicas utilizam ferramentas da Web 2.0 com enfoque social, sendo a maior adoção do Facebook (43%) e do Twitter (29%), porém apenas 5% delas usa esse meio de comunicação para fazer divulgação dos acervos. Dessa forma, o uso de mídias sociais pelas bibliotecas das universidades públicas tem ainda muito a se desenvolver.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646312
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