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Por uma preservação integral da obra de arte digital: anotações sobre arte tecnológica
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Carta_originalidade ASSINADA [PABLO GOBIRA]

Palavras-chave

Artes digitais. Preservação digital. Preservação integral. Pós-digital. Arte e tecnologia.

Como Citar

GOBIRA, Pablo. Por uma preservação integral da obra de arte digital: anotações sobre arte tecnológica. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 501–514, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i3.8646335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646335. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho reflete sobre a arte digital e a sua preservação. Como uma arte reconhecida como nativa digital (born digital), ela se encontra entre o campo da arte contemporânea e o campo amplo da tecnologia digital. Ao mesmo tempo, ela se insere em uma sociedade na qual essa tecnologia se estabeleceu em todo o mundo possibilitando críticas à ideia do “digital” como avanço ou progresso. A partir desses pressupostos, procuramos pensar a complexidade dessa expressão artística manifesta na sua preservação. Neste artigo, que apresenta anotações derivadas de pesquisas sobre arte e a sua preservação, buscamos reunir a reflexão em torno das possibilidades do que poderia ser – e significar – uma preservação integral da arte digital.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646335
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