Banner Portal
Segundo Camões, a pedagogia de Vênus e Cupido pelo amor no mundo
PDF

Palavras-chave

Os Lusíada. Vênus. Pedagogia. Amor. Revolução.

Como Citar

MAFFEI, Luis. Segundo Camões, a pedagogia de Vênus e Cupido pelo amor no mundo. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 513–530, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio se propõe refletir acerca do papel desempenhado por Vênus e Cupido n’Os Lusíadas no que tange a uma pedagogia amorosa. A partir do estatuto mitológico de que desfrutam, a deusa do amor e seu filho, no Canto IX do poema, propõem uma radical mudança no mundo, reposicionando o amor, fundamental traço do humano na mundivisão camoniana, no topo de uma escala de valores justa e educativa. O trabalho pensado por Vênus, não obstante guardar desconcertos intrínsecos, visa a concertar  a desorientação no mundo, causada, entre outros aspectos, pela valorização do dinheiro e do mercantilismo. Como é utópica a ficcional a tarefa de Vênus, ela se situa dentro do poema, criando uma associação entre amor e experiência poética.
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635862
PDF

Referências

BELO, Ruy. Poesia e educação. In: Na senda da poesia. Organização de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.

BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de mitos literários. 3. ed. Tradução de Carlos Sussekind, Jorge Laclette, Mª Thereza Rezende Costa e Vera Whately. Brasília: Editora UNB/ Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Edição organizada por Emanuel Paulo Ramos. Porto: Porto Editora, 1978.

CAMÕES, Luís de. Rimas. Edição de Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Almedina, 2005.

GUSMÃO, Manuel. Aprender a poesia com Ruy Belo. In: Tatuagem & palimpsesto – da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

HELDER, Herberto. Ofício cantante – poesia completa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

MARQUETTI, Flávia R. Afrodite. In: RIBEIRO JR., Wilson Alves (Org.). Hinos homéricos – tradução, notas e estudo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

MOURA, Vasco Graça. A mitologia n’ “Os Lusíadas”. Vénus e Marte e a sua tradução humana. In: Luís de Camões: alguns desafios. Lisboa: Vega, 1980.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes Abreu de. Versão camoniana da trajetória de um amor além da vida e da morte. In: Eros e Tanatos no universo textual de Camões, Antero e Redol. São Paulo: Annablume, 2000.

SARAIVA, António José. Luís de Camões. 2. ed. Lisboa: Europa-América, 1972.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Sem as pe(r)nas do povo, o real e a análise – Camões entre dois pontos: o Crítico (Saraiva) e o Poético (Cesário). In: O Tejo é um rio controverso. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.