Banner Portal
Notas sobre o ensino de clássicos literários portugueses
PDF

Palavras-chave

Cânone. Retórica. Clássico. Modernidade.

Como Citar

CARVALHO, Maria do Socorro Fernandes de. Notas sobre o ensino de clássicos literários portugueses. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 567–572, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635865. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635865. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto objetiva arrolar alguns pontos primordiais para uma reflexão sobre os problemas vivenciados em sala de aula por professores e alunos quanto à leitura e estudo de textos considerados clássicos da literatura escrita em língua portuguesa, especialmente textos escritos antes da modernidade das letras iniciada no século XVIII na Europa.
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635865
PDF

Referências

GUERRERO, Gustavo. Poétique et poésie lyrique: essai sur la formation d´un genre. Trad. Anne-Joëlle Stéphan et l´auteur. Paris: Éditions du Seuil, 2000.

HANSEN, João Adolfo. “Autor”. In: Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Org. José Luís Jobim. Rio de Janeiro. Editora Imago, 1992.

LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia, São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Vários Autores. Literatura portuguesa: história, memória e perspectivas, São Paulo: Ed. Alameda, 2007.

VERNEY, Luís António.Verdadeiro método de estudar: cartas sobre retórica e poética. (1746). Lisboa: Presença, 1991.

OSAKABE, Haquira. In: Voz lusíada, revista da Academia lusíada de ciências, letras e artes. O ensino de literatura portuguesa, n. 18, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.