Banner Portal
“Partenogênese sem ovo ontológico”. A função catalisadora da discussão sobre o (neo)barroco nos intercâmbios interamericanos
PDF

Palavras-chave

Literatura latino-americana. (Neo)barroco. Haroldo de Campos

Como Citar

WROBEL, Jasmin. “Partenogênese sem ovo ontológico”. A função catalisadora da discussão sobre o (neo)barroco nos intercâmbios interamericanos. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 1, p. 85–103, 2016. DOI: 10.20396/remate.v36i1.8646454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8646454. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

In this article we intend to demonstrate in how far the discussion about Latin American baroque and neo-baroque “catalysed” the approximations and cultural dialogues between Brazil and Hispanic America in the 20th century. The central axis of our analysis is the Brazilian poet, translator and critic Haroldo de Campos, who regretted the lack of approaches on several occasions and who tried to establish cultural bridges between both sides. After giving a short overview about his relationship to the Hispanic Literatures and his thoughts about a non-hierarchical conception of literature, we are going to focus on his theoretical considerations about the baroque as starting point to rethink Latin American Literature. Moreover, we intend to show some of the implicit and explicit literary dialogues between Brazil and Hispanic America which arised both from the historical and the neo-baroque.

https://doi.org/10.20396/remate.v36i1.8646454
PDF

Referências

ANDRADE, Antonio. Diálogos e Tombeaux: H. de Campos, N. Perlongher e S. Sarduy. Gragoatá, Niterói: UFF, n. 31, p. 287-297, 2. sem. 2011.

ANDRADE, Gênese. Afinidades eletivas. Haroldo de Campos traduz os hispano- -americanos. Caracol, São Paulo: DLM, FFLCH-USP, n. 1, p. 36-63, 2006.

ANDRADE, Gênese. “Escrituras que brilham em plena noite”: Haroldo de Campos e a literatura hispano-americana. In: Signâncias: reflexões sobre Haroldo de Campos (org.: André Dick). São Paulo: Risco Ed., 2010, p. 148-173.

CAMPOS, Haroldo de. Portugués y español: dialogismo necesario. In: Cuadernos Hispanoamericanos, 570, Madrid, 1997, 7-14.

CAMPOS, Haroldo de. A literatura brasileira: uma literatura menor? Actas do Congresso Internacional organizado por motivo dos vinte anos do português no ensino superior. Departamento de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, p. 107-115, 1999.

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. 2. ed. rev. São Paulo: Editora 34, 2004.

CAMPOS, Haroldo de. Crisantempo: no espaço curvo nasce um. São Paulo: Perspectiva, 2004a.

CAMPOS, Haroldo de. A obra de arte aberta. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006, p. 49-53.

CAMPOS, Haroldo de. Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 231-255.

CAMPOS, Haroldo de. Quatuor para Sor Juana. In: CAMPOS, Haroldo de. O segundo arco-íris branco. São Paulo: Iluminuras, 2010a, p. 45-55.

CAMPOS, Haroldo de. Julio Cortázar. In: CAMPOS, Haroldo de. O segundo arco-íris branco. São Paulo: Iluminuras, 2010b, p. 119-133.

CAMPOS, Haroldo de. Lezama: o barroco da contraconquista. In: CAMPOS, Haroldo de. O segundo arco-íris branco. São Paulo: Iluminuras, 2010c, p. 57-62.

CAMPOS, Haroldo de. Três (re)inscrições para Severo Sarduy. In: CAMPOS, Haroldo de. O segundo arco- -íris branco. São Paulo: Iluminuras, 2010c, p. 63-74.

CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. São Paulo: Iluminuras, 2011.

CAMPOS, Haroldo de. Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana. In: CAMPOS, Haroldo de. A ReOperação do texto. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva, 2013, p. 161-198.

CAMPOS, Haroldo de. Uma arquitextura do barroco. In: CAMPOS, Haroldo de. A ReOperação do texto. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva, 2013a, p. 149-160.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 14 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.

CORTÁZAR, Julio. Un tal Lucas. Buenos Aires: Sudamericana, 1979.

COSTIGAN, Lúcia Helena. A sátira e o intelectual criollo na colônia: Gregório de Matos e Juan del Valle y Caviedes. Lima; Pittsburgh: Latinoamericana Ed., 1991.

DÍAS, Valentín. Apostillas a El barroco y el neobarroco. In: SARDUY, Severo. El barroco y el neobarroco. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011, p. 37-73.

LEZAMA LIMA, José. La curiosidad barroca. In: Ensayos latinoamericanos. Ed. rev. e ampl. México, D.F.: Ed. Diana, 1997, p. 89-120.

MACIEL, María Esther. América Latina reinventada: Octavio Paz e Haroldo de Campos. Revista Iberoamericana, Pittsburgh: IILI, vol. LXIV, n. 182-183, p. 219-228, 1998.

PAZ, Octavio. Sor Juana Inés de la Cruz oder die Fallstricke des Glaubens. Aus dem Spanischen von Maria Bamberg. Versübertragungen von Fritz Vogelsang. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991.

PIZARRO, Ana. Hispanoamérica y Brasil: encuentros, desencuentros, vacíos. In: PIZARRO, Ana. El Sur y los Trópicos: ensayos de cultura latinoamericana. Alicante: Universidad de Alicante, 2004, p. 193-213.

RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Blanco/Branco: Transblanco. In: PAZ, Octavio; CAMPOS, Haroldo de. Transblanco: em torno a Blanco de Octavio Paz. 2. ed. São Paulo: Siciliano, 1994, p. 13-19.

SARDUY, Severo. Rumo à concretude. In: CAMPOS, Haroldo de. Signantia: quase coelum/ Signância: quase céu. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 117-125.

SARDUY, Severo. El barroco y el neobarroco. Apostillas por Valentín Días. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011.

SCHWARTZ, Jorge. Abaixo Tordesilhas! Estudos Avançados, São Paulo, n. 7.17, p. 185-200, abr. 1993.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.