Dois poemas de Pedro de Alcântara (Dom Pedro II)

Éverton Barbosa Correia

Resumo


Em 1889, o Correio Imperial publicou alguns poemas de D. Pedro II, sob o cuidado de seus netos, que queriam homenagear o monarca. Já consolidada a República, Medeiros e Albuquerque acrescentou àquelas composições outros tantos poemas atribuídos ao Imperador e fez um prefácio à publicação, questionando a autoria, o acabamento dos versos e a integridade do sujeito que os compôs. A partir disso, investigaremos os problemas ali apresentados, cotejando-os com o discurso de alguns dos interlocutores e intérpretes do Imperador, a exemplo do missivista Barão de Cotegipe, do publicista Joaquim Nabuco e do Antopólogo Gilberto Freyre. Com isso, o que se pretende é lançar alguma luz sobre a subjetividade, divisada entre o espaço público e o privado como foi a do representante maior do país no Oitocentos brasileiro.

 


Palavras-chave


Poesia brasileira. História do Brasil. Subjetividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Medeiros e. “Prefácio”. In: ALCÂNTARA, Pedro de. Poesias completas de D. Pedro II. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1932. pp. 5-20.

ALCÂNTARA, Pedro de. Poesias completas de D. Pedro II. Coleção e organização Medeiros e Albuquerque. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1932.

ALCÂNTARA, Pedro de. Cartas do imperador D. Pedro II ao Barão de Cotegipe. Organização e notas Wanderley Pinho. São Paulo: Editora Nacional, 1933.

ALCÂNTARA, Pedro de. Diário do Imperador D. Pedro II. Organização Begonha Bediaga. Pertrópolis: Museu Imperial, 1999.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. “Introdução e esboço biográfico”. In: ALCÂNTARA, Pedro de. Diário do Imperador D. Pedro II. Organização Begonha Bediaga. Pertrópolis: Museu Imperial, 1999. pp. 31-54.

FREYRE, Gilberto. “D.Pedro II, imperador cinzento de uma terra de sol tropical”. In: Perfil de Euclides e outros perfis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1987. pp. 115-132.

NABUCO, Joaquim. Diários. Organização, prefácio e notas Evaldo Cabral de Mello. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2006.

NABUCO, Joaquim. “O erro do imperador”. In: NABUCO, Joaquim. Essencial. Organização Evaldo Cabral de Mello. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. pp.163-180.




DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v36i2.8647916

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Éverton Barbosa Correia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

(c) Remate de Males, Campinas (SP) - ISSN 2316-5758.