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Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista (caso esteja relacionado a nova versão de trabalho já publicado ou apresentado em eventos, deve-se informar em "Comentários ao editor").

    Importante: Verifique sempre sua caixa de mensagens (spam) para ter acesso ao recebimento de mensagens e avisos da revista sobre a sua submissão.
  • O texto possui título, resumo e palavras-chave (em português, inglês e espanhol); introdução (indicação de objetivos e procedimentos metodológicos utilizados), desenvolvimento, considerações finais e referências.

  • O texto segue  as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10520) e foi formatado de acordo com o MODELO DE SUBMISSÃO (disponível nas diretrizes para os autores). Trabalhos enviados com formatação e normalização fora deste padrão poderão ser recusados pelo Comitê Editorial.
  • O texto está formatado como segue:

    • Salvo em formato de documento de texto e extensão (.doc).
    • espaçamento entrelinhas de 1,5 pt;
    • fonte Times New Roman, 12 pt;
    • emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
    • as figuras e tabelas estão inseridas centralizadas no texto, com título e fonte;
    • URLs (links) de referências foram informadas exclusivamente na lista ao final;
    • Os elementos iconográficos foram anexados em formato JPEG/TIFF/PNG ou similar e com resolução mínima de 300 dpi (os arquivos foram inseridos em Documentos suplementares).
  • As informações e marcações, inclusive referências, que permitam a identificação de autoria do trabalho foram totalmente removidas do arquivo e na opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • O autor responsabiliza-se integralmente pela revisão ortográfica, gramatical e científica de seu texto, inclusive a correta tradução do resumo no abstract e resumen, e está ciente de que o texto poderá ser submetido a análise por softwares e ferramentas de detecção de plágio; o autor também está ciente que serão utilizadas ferramentas de revisão do documento de texto ao longo do processo editorial.
  • O autor preencheu todas as informações solicitadas no cadastro de usuário, inclusive telefones para contato, link do Currículo Lattes (em URL); e realizou/informou cadastro no ORCID (caso não tenha cadastro, acesse: https://orcid.org/register).
  • O texto respeita os limites editorais da revista. - Nas seções Dossiê, Artigos e Ensaios, o texto deverá ter extensão máxima de 60.000 caracteres com espaços; - Resenhas devem ter no máximo 20.000 caracteres com espaços; - Entrevistas devem apresentar texto introdutório que contextualize vida e obra do entrevistado, devendo ter no máximo 40.000 caracteres com espaços.
  • No caso de um artigo para Dossiê, a autoria indica a qual Dossiê foi submetido o texto, no cabeçalho do documento em word.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

- São aceitos para a publicação somente trabalhos inéditos, redigidos em português, espanhol ou inglês e cuja temática se refira às áreas de Ciências Humanas ou Artes.

- A revista considera autoria a redação do texto, recomendando o número máximo de três autores, o que não impede que a equipe envolvida no desenvolvimento da pesquisa seja nomeada em nota de rodapé.

- Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente por meio deste site, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Para acesso a todo o  conteúdo da revista, é obrigatório realizar cadastro no sistema.

- A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia do Comitê Editorial da revista e, em seguida, à avaliação de pareceristas externos ou integrantes do Conselho Editorial. A aceitação final dos artigos depende da recomendação dos pareceristas e, se necessário, da efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es).

- A fim de garantir a avaliação cega por pares, não deve haver qualquer forma de identificação do(s) autor(es) no documento enviado para avaliação. Nomes, e-mails, vínculo institucional e breve currículo devem ser inseridos somente nos campos apropriados na plataforma (metadados), quando da submissão do trabalho. Em caso de dúvida, consulte o tutorial sobre submissão de artigos.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS:

- Os originais devem ser enviados em documento eletrônico de texto, necessariamente em extensão (.doc).

- O trabalho deverá apresentar a seguinte estrutura.

- Depois do cadastro do usuário, o autor deve fazer o login e acessar o MODELO DE SUBMISSÃO para formatar o trabalho conforme estas normas.

1) Título (em português, inglês e espanhol), com no máximo 120 caracteres com espaço;

2) Resumo (em português, inglês e espanhol), com no máximo 120 palavras;

3) Palavras-chave (em português, inglês e espanhol): no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave;

4) Introdução (contextualização da proposta e metodologia);

5) Desenvolvimento (subdividido em tópicos/subtítulos);

6) Considerações finais;

7) Referências (em ordem alfabética e formatadas de acordo com a ABNT).

- Nas seções Dossiê, Artigos e Ensaios, o texto deverá ter extensão máxima de 60.000 caracteres com espaços (incluídos na contagem o resumo e suas versões em inglês e espanhol, gráficos, tabelas, figuras e imagens, legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas).

- Resenhas devem ter no máximo 20.000 caracteres com espaços (incluídos na contagem o resumo e suas versões em inglês e espanhol, gráficos, tabelas, figuras e imagens, legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas); o autor deve intitular a resenha e fornecer a imagem da capa da obra resenhada em formato de imagem (JPEG/TIFF/PNG) e com resolução mínima de 300 dpi.

- Entrevistas devem apresentar texto introdutório que contextualize vida e obra do entrevistado, devendo ter no máximo 40.000 caracteres com espaços (incluídos na contagem o resumo e suas versões em inglês e espanhol, gráficos, tabelas, figuras e imagens, legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas).

- Em relação às ilustrações, tabelas, imagens, gráficos, e outros elementos iconográficos utilizados, é importante inseri-los no documento enviado, ao longo do texto, com as devidas legendas e fontes, de acordo com as normas da ABNT, de forma que fique claro em que momento devem aparecer. Além disso, no caso de fotografias e ilustrações, os autores devem disponibilizar os arquivos originais em formato de imagem (JPEG, TIFF, PNG ou similar) e com resolução mínima de 300 dpi. Para isso, no momento de submissão do artigo na plataforma SEER, é preciso subir os arquivos de imagem no campo Documentos Suplementares, necessariamente na ordem em que aparecem no texto. Os autores são responsáveis pela garantia do direito de uso das imagens inseridas no trabalho.

- Dados e conceitos apresentados no texto, bem como a exatidão das referências bibliográficas, a revisão ortográfica, gramatical e técnica são de inteira responsabilidade dos autores;

- Casos omissos serão avaliados e deliberados pelo Comitê Editorial.

Cadastro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, o envio de trabalhos para avaliação pela Resgate está condicionado à inclusão do código ORCID do(s) autor(es), no campo destinado a essa informação, no ato da submissão e/ou cadastro.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

Dossiê

Esta seção reúne um conjunto de artigos e/ou ensaios que abordam uma temática específica, organizado a partir de chamada realizada pelos editores ou de proposta recebida da comunidade acadêmica. O interesse da seção é oferecer aos autores e leitores a possibilidade de abordar um tema ou questão em maior profundidade, a partir de ângulos de análise diferentes, originais e relevantes.

i. A organização do dossiê deve contemplar a diversidade institucional, reunindo autores filiados a, no mínimo, três instituições diferentes. Deve contar com a participação de, ao menos, um autor vinculado a instituição estrangeira. A revista Resgate valoriza propostas oriundas de diferentes regiões. Os dossiês propostos não podem ter mais de dois autores filiados a uma mesma instituição, salvo em caso de coautoria.

ii. Cada dossiê deve ser composto por uma apresentação seguida por um mínimo de 5 artigos. Será de responsabilidade dos organizadores do dossiê a elaboração de um texto de apresentação, que possibilite uma reflexão capaz de situar o debate sobre a temática.

iii. Todas as orientações e as exigências feitas aos manuscritos submetidos à seção Artigos valem para os manuscritos que compõem o dossiê. 

Os dossiês são avaliados em três etapas. Na primeira, o Comitê Editorial avalia a proposta de dossiê, para verificar se cada artigo está de acordo com a política editorial, com o escopo e com a área de interesse do periódico. A segunda e a terceira etapas de avaliação são equivalentes à avaliação de Artigos. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas, sendo ao menos um deles de autor vinculado a instituição estrangeira. Em caso de aprovações parciais - se resultarem menos de cinco artigos ou se entre eles não houver autor vinculado a instituição estrangeira -, os textos aprovados poderão ser publicados isoladamente como Artigos.

 

Artigos e Ensaios

Voltada à publicação de trabalhos de pós-doutores, doutores e mestres. Textos devem estar de acordo com a linha editorial da revista, e ter extensão máxima de 60.000 caracteres com espaços. Os trabalhos submetidos a esta seção passam por avaliação cega entre pares.

Entrevista

Publica entrevistas com pesquisadores, pensadores e agentes políticos e culturais que dialoguem com as linhas temáticas abrangidas pela publicação. São aceitas contribuições de pesquisadores de instituições de ensino superior com no máximo 40.000 caracteres com espaços. Deve acompanhar a entrevista uma breve introdução que contextualize vida e obra do entrevistado. Os trabalhos submetidos a esta seção passam por avaliação cega entre pares.

Resenha

São aceitas resenhas inéditas de obras que tenham sido publicadas até dois anos antes da submissão, sejam elas em língua portuguesa ou estrangeira, desde que relacionadas à linha editorial da revista ou recorte temático da edição. Os textos podem ter extensão de até 20.000 caracteres com espaços. Os trabalhos submetidos a esta seção passam por avaliação cega entre pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.