Banner Portal

Filosofia e Educação

Edição Atual

v. 14 n. 3 (2022)
Publicado em janeiro 9, 2024

Escopo: O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Qualis: A4 
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação:2009
E-ISSN: 1984-9605
Título abreviado: Filos. e Educ.
E-mailrfe@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Cesar Apareciddo Nunes
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Editorial

César Nunes
1-8
Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8675418

Artigos

Diego Augusto Gonçalves Ferreira, Eduardo Soncini Miranda
9-30
A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674905
Vinícius Azevedo, Lucas André Teixeira
31-47
Paideia e Bildung: sentidos e contornos históricos dos projetos formativos da antiguidade e da modernidade
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673926
Samoel Cordeiro de Souza Primo, Luciane Neuvald
48-72
Indústria cultural e formação humana: reflexões a partir da perspectiva da teoria crítica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673624
Alana de Oliveira Barbosa, Elizandro Chaves de Oliveira, William Robson Cazavechia
73-90
Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8674893
André Luiz Pinto, Nestor Cortez Saavedra Filho
91-118
Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673735
Mateus Barreiro, Marta Furlan
119-140
A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673268
Pedro Mentor, Hilan Nissior Bensusan
141-161
O que é que se sente diante de σοφία? amor cristão, amor pagão, amores avulsos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671180
Enock da Silva Peixoto
162-189
Schopenhauer como educador: modelo de uma formação intempestiva
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8673763
Franc Lane Carvalho do Nascimento, Maria Nathália Bastos Lima
190-208
O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8672860
Karine Biasotto
209-226
O pensamento de John Dewey: um percurso entre a democracia, a educação e a ciência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i3.8671571
Ver Todas as Edições