Banner Portal
A produção científica da pós-graduação em educação na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia
PDF

Palavras-chave

Pesquisa educacional. Pós-graduação. Epistemologia da Pesquisa.

Como Citar

SÁNCHEZ TORRES, Reina Del Pilar. A produção científica da pós-graduação em educação na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 89–112, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i2.8635374. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635374. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo faz uma síntese da trajetória da produção cientifica da pós-graduação em educação na Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colômbia (UPTC) durante o período de 1980-2005. A pesquisa tomou como referencia os estudos sobre as tendências da produção da pós-graduação na América Latina e identificou e caracterizou três grandes abordagens: empírico-analítica, fenomenológico-hermenêutica e crítico-dialética. Para a análise foi utilizada uma matriz epistemológica que permitiu identificar a lógica interna das pesquisas (método lógico) e a recuperação das condições e dos contextos da produção (método histórico). Os resultados identificaram o predomínio da abordagem fenomenológico-hermenêutica (58.3%), seguida da empírico-analítica (36.7%), enquanto a abordagem crítico-dialética está presente recentemente em algumas dissertações (5%). Concluiu-se que, a semelhança de outros países da América Latina, o desenvolvimento da pós-graduação na UPTC encontra-se numa fase de consolidação e o debate epistemológico sobre a produção científica começa a ganhar espaço na orientação das pesquisas.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635374
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.