Banner Portal
Esboços de uma ética da educação em Sartre
PDF

Palavras-chave

Educação. Ética. Liberdade.

Como Citar

SANTANA, Marcos Ribeiro. Esboços de uma ética da educação em Sartre. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 51–71, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635469. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635469. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto é uma investigação bibliográfica sobre a obra de Sartre, O Ser e o Nada. Delimita-se o foco em apresentar o projeto sartreano de pensar a condição humana na sua radical, e no mundo. A atenção recai sobre o problema da liberdade que não se caracteriza de forma abstrata, mas que se concretiza na ação dentro de situação existencial e histórica. O objetivo é descrever a possibilidade de se pensar, a partir da compreensão sobre a condição humana, o esboço de uma ética para educação – entendida como a liberdade de criar-se a si mesmo, de maneira autêntica, enquanto ser no mundo engajado com a própria situação existencial e histórica.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635469
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.