Banner Portal
O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo
PDF

Palavras-chave

Giros epistemológicos. Teorias do conhecimento. Pesquisa educacional.

Como Citar

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancizar. O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 74–98, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635492. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635492. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta o debate sobre as correntes pós-modernas que repercutem na pesquisa em educação. Essas correntes tem seu fundamento no “giro linguístico”. Essas abordagens que criticam o racionalismo moderno, paradoxalmente, tem como base uma teoria do conhecimento. A polêmica entre as tendências da pesquisa torna-se mais radical e esclarecedora quando são recuperadas as teorias do conhecimento que as sustentam. Os pesquisadores perante esse quadro de correntes diversas não podem ignorar o jogo de concepções e pressupostos, que revelam os limites e das implicações ideológicas dessas tendências. Essa necessária vigilância crítica poderá propiciar maior qualificação da pesquisa em educação.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635492
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.