Banner Portal
Por um diálogo plural e fecundo
PDF

Palavras-chave

Editorial.

Como Citar

NUNES, César. Por um diálogo plural e fecundo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–3, 2009. DOI: 10.20396/rfe.v1i1.8635548. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635548. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Abrir uma edição inaugural de uma Revista eletrônica é, para todo professor, uma tarefa por demais honrosa. Pois significa socializar para dimensões inusitadas a produção criteriosa e fecunda de um determinado lugar, grupo ou conjunto de pesquisadores, colegas de ofício e companheiros e companheiras de ensino, pesquisa, atuação institucional e política no campo em questão. No presente caso, tenho a alegria e a honra de anunciar o número especial da Revista Digital PAIDEIA, concebida para tornar pública a dinâmica institucional e a fecunda produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, um dos destacados grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635548
PDF

Referências

ANTUNES, Caio. Formação e transformação: para além do capital. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 171-175, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635560. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635560.

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Memória e história na sala de aula: a experiência do indivíduo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 4-18, abr. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635549. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635549.

BONFIM, Cláudia Ramos de Souza; FREYRE ROACH, Eduardo Francisco. Sexualidad y educación superior en Brasil y Cuba: coordenadas analíticas para un estudio comparativo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 19-36, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635550. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635550.

COSTA, Bruno Botelho. Conscientização: dimensões pedagógicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 143-156, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635556. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635556.

FERREIRA, Wanderley Jose. Tarefas e desafios da universidade na sociedade do conhecimento. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 62-88, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635552. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635552.

GAMBOA, Márcia Chaves; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A produção do conhecimento em Educação Física em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe (1982-2004). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 164-167, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635558. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635558.

MAROTIAS, Ana Silvia; MAROTIAS, Laura Valeria; FINOCCHIO, Silvia. Las marcas de la formación virtual en la configuración de las identidades docentes. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 109-120, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635554. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635554.

NUNES, César. O pedotriba e a educação física antiga: o primeiro professor, a primeira paideia e o pecado original. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 157-163, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635557. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635557.

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. A educação e o prólogo da Genealogia da Moral de Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121-142, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635555. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635555.

RODRIGO, Lidia Maria. O Memorial acadêmico: uma reconstrução póstuma do passado. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 168-170, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635559. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635559.

SANTOS, Eliane Tassi dos. Um apelo à prudência: conhecer e superar a marginalidade transcendendo as dualidades. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 176-179, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635561. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635561.

SANTOS, Eliane Tassi; CAPUSSO, Alessandra Raimundo. Professor pedagogo ou professor e pedagogo?. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 180-188, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635562. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635562.

SILVA, Vagner. Uma leitura deleuziana da Estética Transcendental. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 89-108, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635553. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635553.

VAZ, Fabiana Marques Leite. As linguagens da sexualidade: mito e racionalidade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 189-200, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635563. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635563.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.