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Abordagem transdisciplinar dos parâmetros curriculares nacionais de química: o caso das geociências
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Palavras-chave

Ensino de química. Geociências. Contextualização. Cidadania

Como Citar

LIMA JÚNIOR, Sidnei de; CAMPOS, Alfredo Borges de; ROCHA, Cleonice. Abordagem transdisciplinar dos parâmetros curriculares nacionais de química: o caso das geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 289–297, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637344. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637344. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Conhecimentos gerados pelas Geociências são importantes para a compreensão de fenômenos terrestres, além de proporcionar formação para a cidadania e colaborar para a promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental. Estes conhecimentos são tratados nos currículos das disciplinas da área de ciências do ensino básico, dentre elas a Química. Por meio da análise de narrativas foram verificados dez trechos que abordam temas em Geociências propostos nos Parâ­metros Curriculares Nacionais de Química no Brasil e apontados os tópicos presentes nestes documentos que podem ser trabalhados na elaboração do currículo de Química. Essa abordagem pode contribuir para uma aprendizagem significativa em Química, propiciada pelo tratamento e correlação dos assuntos por meio das diversas geodinâmicas (Sistema Terra). Porém é fundamental o papel do professor como mediador destes conteúdos, já que a contextualização dos conhecimentos possibilita um tratamento dos assuntos de forma transdisciplinar.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637344
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