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Contribuições do ensino de geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores
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Palavras-chave

Ensino de geociências. Formação de professores. Autonomia.

Como Citar

MARTINS, José Roberto Serra; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Contribuições do ensino de geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 368–377, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637354. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637354. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A atual carência de docentes para atender às escolas de educação básica pode ser suprida pela formação docente apoiada em currículos impregnados de conhecimentos, modelos e práticas típicos das Geociências. Ao mesmo tempo em que dificuldades levaram o Estado a perder a condição de gerir muitas escolas, estudantes incapazes de receber informações e construir conceitos tornaram-se social e culturalmente defasados. O professor, elemento-chave do processo, deve capacitar-se para contextualizar conceitos e transmitir conteúdos fundamentais de modo organizado e integrado. Os alunos devem compreender as dificuldades inerentes ao aprendizado e reconhecer que o saber é antes uma construção social em lugar de produto natural e espontâneo de nossa interação com o mundo objetivo. Os argumentos aqui oferecidos salientam as Geociências como alicerces para o desenvolvimento intelectual, porque incorporam ao pensamento sistêmico uma clara noção de perspectiva histórica, que explica a formação do patrimônio natural brasileiro, composto pelo nosso subsolo e suas riquezas.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637354
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