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Traçando caminhos ao “geociências virtual”: reflexões sobre comunidades online de aprendizagem
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Palavras-chave

Comunidade de geociências. Comunidade online. Aprendizagem online.

Como Citar

HORNINK, Gabriel Gerber; GALEMBECK, Eduardo; COMPIANI, Maurício. Traçando caminhos ao “geociências virtual”: reflexões sobre comunidades online de aprendizagem. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 22–33, 2015. DOI: 10.20396/td.v9i1.8637407. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637407. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo insere-se nas discussões sobre os ambientes virtuais como espaço de comunicação, interação e trabalho colaborativo para o ensino-aprendizagem. Esse último aspecto será aprofundado, destacando-se as comunidades educacionais e científicas envolvidas com a aprendizagem e o desenvolvimento online, em especial aquelas relacionadas as geociências. Pretende-se discutir sobre como as interações sociais em rede e as ferramentas culturais digitais (FCD) podem contribuir para o desenvolvimento de comunidades online, assim como apresentar os resultados do site Geociências Virtual (GV), o qual se propõe a ser espaço de colaboração. O GV propicia o compartilhamento de mídias digitais e espaço de interação e diálogo, possibilitando ampliar as relações entre os interessados, construir conhecimentos e catalizar a criação de novas comunidades e oportunidades para as geociências, como também contribuir para as discussões sobre as comunidades no ciberespaço, como parte de um processo cíclico entre as mudanças culturais e o desenvolvimento de novas FCD.

https://doi.org/10.20396/td.v9i1.8637407
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