Banner Portal
Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica
PDF

Palavras-chave

Relato

Como Citar

NUMMER, Alexis Rosa. Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 64–69, 2015. DOI: 10.20396/td.v1i1.8637447. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637447. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O notável incremento, verificado nas últimas décadas, nas demandas sociais sobre o ambiente e sobre os recursos naturais, bem como as significativas mudanças na produção e transmissão do conhecimento científico e tecnológico tornam inadiável a realização de amplo diagnóstico sobre a formação dos geólogos nas Universidades Brasileiras. Esse cenário permitiu que, no ano de 2001, o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e, no ano de 2002, o Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, com apoio da Sociedade Brasileira de Geologia e outras entidades, organizassem duas reuniões sucessivas, denominadas de Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, com o objetivo de analisar os rumos do ensino na Geologia no Brasil, com vistas a enfrentar os desafios do século XXI. Os resultados do primeiro evento foram sintetizados por Mesquita et. al. (2001).

https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637447
PDF

Referências

Mesquita F.J.G.; Artur, A.C.; Lazzarotto, A.; Misi, A.; Leipnitz, B.; Barros, C.E.; Carneiro, C.D.R.; Tubbs Filho, D.; Assis, F.P.; Abreu, F.A.M.; Sobreira, F.; Moura, M.A.; Toledo, M.C.M.; Souza, M.A.T.A. de; Costa, R.D.; Zouain, R.N. A.; Menegat, R.; Nadalin, R.J.; Santos, R.A.A. dos; Vasconcelos S.M.S.; Marques T.M.; Neri, T.F.O.; Dias, V. M.; Souza Z.S. de. 2001. Sugestões de Alteração para a Proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geologia e Engenharia

Geológica. Salvador: Inst. Geoc. UFBA. 9p. (documento inédito, elaborado com base nas contribuições do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, Salvador, 30.05 a 01.06.2001).

Sobreira, F. 2001. Relato Final. I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia. Ouro Preto: Inst. Geoc. UFOP. 4p. (documento inédito; síntese das contribuições do I Seminário Nacional sobre Cursos de Graduação em Geologia, Salvador, 30.05 a 01.06.2001).

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.