Artigo na RDBCI aborda ética profissional, deontologia e organização sindical na biblioteconomia brasileira

Artigo na RDBCI aborda ética profissional, deontologia e organização sindical na biblioteconomia brasileira

Por Jacqueline Messias dos Santos

Desde que foi implementado o método de publicação Ahead of Print [AOP], a RDBCI tem conseguindo alcançar um grande número de acessos já nas suas versões prévias dos seus artigos. Dessa forma, na primeira edição de 2018 o artigo “Ética profissional, deontologia e sindicalismo na biblioteconomia brasileira”, de Jessé Albino Santana e Jefferson Veras Nunes, se destacou, até o presente momento, pelas estatísticas que indicam a sua procura.

O artigo aborda o bibliotecário como profissional, e tem o viés teórico da deontologia para direcionar o seu olhar sobre os movimentos em torno da ética no que lhe tange o assunto. No decorrer do texto, os autores expõem o cenário histórico das reivindicações elegidas ao longo do tempo diversas alterações em campos que o profissional está inserido, dentre outros assuntos.

Em primeiro lugar, os autores definem os termos que competem ao tema trabalhado, cunhando assim os termos e conceitos. Em seguida, eles fazem um panorama histórico sobre a ética em relação ao bibliotecário brasileiro, ressaltando a sua importância ao ser abordado nos primeiros congressos de reunião desses profissionais. Castro (2000) é citado para ressaltar a importância dessa mobilização nos anos de 1950 e 1960, pois, além da estruturação da profissão, tinha como escopo: “impedir o exercício da profissão sem a formação específica; estruturar a profissão por intermédio dos conselhos de classe; e, conceder ao ensino de Biblioteconomia respaldo legal e valorização profissional perante a sociedade.”.

A regulamentação da profissão passou por muitas modificações, e os autores trazem isso no artigo, mostrando as diversas alterações pelas quais o código de ética passou desde a sua data de criação, em 1963. No entanto, as discussões que fomentaram o debate em torno das alterações no código de ética não se restringiram a ele, mas também impactaram o sistema de ensino através da reformulação do currículo do curso de Biblioteconomia, com a inserção e a alteração de disciplinas para trazer para a sala de aula o debate sobre a ética profissional.

Em relação aos aspetos sócio-históricos do sindicalismo, os autores começam remontando ao início das reivindicações profissionais dos sindicatos como um todo e depois direciona seu olhar par ao Brasil, com uma breve cronologia sobre o assunto. No recorte do profissional da área de biblioteconomia, os autores citam Moraes, Silva e Silva Neto (2009) para afirmar que “não são encontrados relatos substanciais acerca da participação de sindicatos de bibliotecários no processo de redemocratização do país.”, ou seja, há certo retardo temporal nas movimentações sindicalistas, principalmente no período ditatorial. Entretanto, nomes como Maria Martorano destoavam e procuravam fazer a diferença dentro da situação corrente, e a criação de sindicatos foi, aos poucos, mudando essa realidade.

Por fim, o artigo que tem sido bastante procurado na RDBCI traz como justificativa de Santana e Nunes (2017) para a seleção do tema: “Os autores explicam que a escolha desse período se deu por se tratar de um momento repleto de expectativas diante dos desafios da globalização e do neoliberalismo econômico sobre o Estado.” Para fundamentar sua temática, os autores vão até os anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, os arquivos disponíveis no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais e no Conselho Federal de Biblioteconomia, dentre outras fontes citadas no artigo.

Referências:

CASTRO, César. História da Biblioteconomia brasileira. Brasília, DF: Thesaurus, 2000.

MORAES, Marielle Barros de; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; SILVA NETO, Casemiro. Um pouco do sindicalismo brasileiro e a organização sindical do bibliotecário. Universidade e Sociedade, Brasília, DF, ano 28, n. 43, p. 47-60, jan. 2009. Disponível em:
<http://www.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-68133461.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.

SANTANA, Jessé Albino; NUNES, Jefferson Veras. Ética profissional, deontologia e sindicalismo na biblioteconomia brasileira. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, set. 2017. ISSN 1678-765X. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649700>. Acesso em: 01 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8649700.

Como citar este Post:

SANTOS, Jacqueline Messias dos. Artigo na RDBCI aborda ética profissional, deontologia e organização sindical na biblioteconomia brasileira. Blog PPEC, Campinas, v.6, n.2, nov. 2017. ISSN 2526-9429. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/
2017/12/01/423rdbci03/
>.  Acesso em: dia mês abreviado ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.