Educação física escolar e a produção acadêmica da revista Conexões

Educação física escolar e a produção acadêmica da revista Conexões

Por Edivaldo Góis Junior

Dulce Inês Leocádio

Por dois anos consecutivos, a revista “Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde” foi o periódico mais acessado no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da UNICAMP. A explicação para este sucesso de público reside no fato de que a divulgação científica tem dois objetivos diferenciados: o primeiro é comunicar as últimas descobertas sobre determinado campo de conhecimento para seus pares por meio de uma linguagem especializada e inacessível ao grande público; o outro, pelo contrário, é atualizar um público mais amplo sobre os debates acadêmicos em voga no campo. Sem dúvida, a revista Conexões atinge o segundo objetivo, ou seja, levar conhecimento atualizado a um público formado por professores de educação física que estão atuando profissionalmente em escolas, clubes esportivos, sistemas de saúde e academias de ginástica. Além, é claro, de uma gama de leitores caracterizada por pesquisadores vinculados ao mundo acadêmico.

Um exemplo desta iniciativa de divulgação científica foi a publicação do artigo “Materiais didáticos e a Educação Física Escolar”, de autoria dos professores Alexander Tahara, Suraya Darido e Cristiano Bahiax. A comunicação leva aos seus leitores um debate pertinente sobre a qualidade das aulas de Educação Física na escola mediante a utilização de materiais didáticos.

O artigo, porém, alerta para a necessidade de se pensar em novos materiais didáticos que vão além dos tradicionais livros e cadernos, por isso problematiza a utilização de novas tecnologias educacionais nas aulas de Educação Física.

A autoria afirma que

“entende-se que seja papel da comunidade científica e acadêmica de forma geral concentrar esforços durante as importantes fases de elaboração, implementação e avaliação de materiais didáticos, inseridos no contexto das aulas de Educação Física escolar. O processo educativo torna-se bastante complexo na atualidade, onde os recursos tecnológicos estão cada vez mais inseridos em nosso cotidiano, e desta forma, exigindo que os professores disponham cada vez mais de recursos e instrumentos que o auxiliem na (difícil) tarefa de ensinar a Educação Física nas escolas”.

Logicamente, a autoria não defende que as novas tecnologias garantam um ensino de qualidade, o que depende de muitas outras variáveis, como as condições de trabalho oferecidas ao professor.

O debate que orbita a atuação dos professores, promovido por este texto, está presente em outros artigos, pois ao aproximar a comunidade acadêmica dos professores de Educação Física nas escolas, mas também, em outros contextos, a revista Conexões cumpre um papel relevante ao integrar, por meio da divulgação científica, o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A Faculdade de Educação Física da UNICAMP, desse modo, evidencia este compromisso nesta iniciativa editorial. A revista Conexões é um braço forte na construção deste projeto.

Referência

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina; BAHIA, Cristiano de Sant’nna. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 368-379, nov. 2017. ISSN 1983-9030. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649968>. Acesso em: 29 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/conex.v15i3.8649968.

Como citar este post:

GÓIS JUNIOR, Edivaldo; LEOCÁDIO, Dulce Inês. Educação física escolar e a produção acadêmica da revista Conexões. Blog PPEC, Campinas, v.7, n.2, dez. 2017. ISSN 2526-9429. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2017/12/29/conexoes1/>.  Acesso em: dia mês abreviado ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.