O espaço urbano e a linguagem na RUA

O espaço urbano e a linguagem na RUA

Jorge Antonio de Moraes Abrão

“RUA tratará, como revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), de fenômenos próprios da cidade”. Assim começa a revista Rua, em 1995, refletindo aquilo que é próprio do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (LABEURB/NUDECRI), fundado apenas alguns anos antes, em 1992: a configuração de uma área do conhecimento, a que chamamos Saber Urbano e Linguagem. A proposta, até então praticamente inexistente, buscava olhar de modo multi e interdisciplinar as práticas da cidade, a partir das dimensões do simbólico e do político em uma relação entre o saber urbano e a linguagem, entendendo assim o espaço urbano como um espaço de significação.

A RUA desde seu lançamento se colocava como um espaço novo e diferente, sendo publicada em um formato pouco usual, quadricular; com sua capa assinada por João Baptista da Costa Aguiar; a qualidade de suas folhas (de alta gramatura) e colorida. Este projeto editorial inovava também porque configurava um espaço aberto às múltiplas formas de significar a cidade como um objeto de reflexão científico, técnico, estético, propondo desse modo um periódico acadêmico, especializado com três seções: uma com estudos; uma com produções artísticas; e uma com a publicação de resenhas sobre publicações de interesse e notícias sobre as atividades acadêmico-científicas da instituição responsável pela revista.

Em 2008, a revista RUA migra para o espaço eletrônico, o que lhe garantiu a possibilidade não apenas do acesso aberto e de periodicidade semestral, mas também de obter um crescimento no  número de contribuições e no leque de áreas, alcançando novos leitores e autores, dando vitalidade e continuidade à revista que não é mais limitada pelo papel, podendo ampliar também o escopo das produções artísticas. Em seu aniversário de 20 anos, em 2014, a RUA ganha um novo site, mais moderno e que retoma a identidade visual criada em 1995. E em 2015, passa a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), plataforma que reúne todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade, garantindo e apoiando a qualificação e a visibilidade dessas publicações.

Pegando emprestadas mais uma vez as palavras da primeira edição: está na praça a revista RUA e o convite para o debate nos múltiplos espaços do político e do urbano.

Referências

EQUIPE EDITORIAL. Apresentação. RUA, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 5-6, 2015. ISSN 2179-9911. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638910>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rua.v1i1.8638910.

EQUIPE EDITORIAL. Apresentação. RUA, Campinas, SP, v. 20. ed. esp., p. 1-2, out. 2014. ISSN 2179-9911. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8637517>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rua.v20i0.8637517.

Como citar este post

ABRÃO, Jorge Antonio de Moraes. O espaço urbano e a linguagem na RUA. Blog PPEC, Campinas, v.3, n.1, mar. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/03/14/rua/>.  Acesso em: dia mês abreviado ano.

 

One thought on “O espaço urbano e a linguagem na RUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.