Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra!

Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra!

Even3

Você sabe como escolher um bom periódico científico para publicar seu trabalho? Muitas vezes você produz excelentes artigos científicos que não são publicados.

Afinal, o que é um periódico? Um periódico, ou revista científica, é uma publicação feita, geralmente, por departamentos das universidades.

Tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido, podendo variar as datas das publicações. Algumas revistas publicam semestralmente, outras trimestralmente e algumas até mesmo anualmente.

Sabemos que escolher um periódico não é fácil, pois muitos diferem em sua aceitação dos trabalhos e possuem classificações que são difíceis de compreender.

Como por exemplo, saber se a revista é indexada ou não, sendo esse um passo importante a se considerar, caso você queira publicar seu artigo.

Então, quer publicar? Leia este artigo que nós vamos te ensinar como fazer a melhor escolha.

O que é revista indexada?

A indexação é um processo que alguns periódicos se submetem, neste processo é descrito o conteúdo da revista, assim como é avaliado alguns pontos de editoração e recebimento dos originais.

Também se relaciona com a área de divulgação da revista e a escolha das palavras-chave e a conformidade com as descrições fornecidas pela revista.

Além do conteúdo, também é avaliada a qualidade do corpo editorial da revista e os seus revisores.

As regras de aceite dos artigos, de preferência com uma revisão feita por pares (peer review), garantem ainda uma maior confiabilidade ao conteúdo, já que costumam passar por mais de um revisor de uma mesma área.

Como funciona a indexação de periódicos?

A indexação possui uma análise que é extremamente técnica, pois visa recuperar, descrever e selecionar as informações que o periódico contém.

Nessa análise, são avaliados critérios como comprometimento dos editores, as normas da formatação do trabalho. Garantindo uma padronização no periódico, e também possuir uma versão eletrônica de alto padrão.

É também um processo de seleção. As revistas se adequam ao solicitado e se submetem a um parecer que nem sempre é favorável.
Por isso, várias revistas tentam ano após ano e conforme são reprovadas vão se adequando ao padrão necessário para, finalmente, serem indexadas.

O que é CAPES e QUALIS e como isso afeta as revistas brasileiras?

O CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é o órgão que avalia os programas de pós-graduação brasileiros.

Ele avalia quais programas continuam a funcionar com a permissão do Ministério da Educação, através de diversos critérios.

Por exemplo, a produção dos pesquisadores e professores, cedendo então bolsas para alunos e pesquisadores. E, assim que os estudantes começam a produzir conhecimento e a divulgá-lo, as chances de obter uma bolsa de estudos aumenta.

Já o sistema Qualis avalia os periódicos científicos e os classifica de acordo com a qualidade apresentada pelas revistas. A classificação é feita em categorias A1, A2, B1 a B5 e C, sendo o A1 uma revista de maior qualidade e o C de menor qualidade.

Essa avaliação pelo Qualis também utiliza a indexação dos periódicos em outras bases, como Medline, SciELO e Lilacs que são as mais comuns, aumentando a classificação no Qualis.

Indexadores x Qualis?

Antes de tudo, você deve entender que o Qualis não é um indexador, ele é um sistema de avaliação e classificação que, por vezes, utiliza critérios semelhantes aos indexadores.

No momento que uma revista é indexada, ela passa a ser divulgada pela internet. Levando aos leitores os resumos e os artigos de forma facilitada. Fornecendo também diversas informações bibliográficas dos artigos presentes naquela revista.

Como saber se a revista é indexada?

Se você já decidiu publicar em uma revista indexada, parabéns! Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados.

Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.

Geralmente nos sites das revistas científicas há informações sobre a indexação e o seu Qualis.

Então pesquise também nos sites das revistas as quais você está interessado em submeter seu trabalho.

Revista indexada é sinal de qualidade?

Uma revista indexada é conhecida por ter passado por um processo rigoroso de seleção. Mas não é o único caráter avaliativo.

Ao passar por esse processo, o julgamento feito é relativo ao corpo editorial, aos revisores especializados.

Critérios de publicação minimamente rigorosos, avaliação por pares, assim como a presença em bases de dados conferem uma qualidade acima de outras revistas que não passaram por tal seleção.

Aliado ao Qualis, o periódico se torna ideal para a sua publicação, então não tenha medo, após observar esses critérios pode submeter!

A importância das citações

Medir a quantidade de citações que uma revista possui é medir a sua influência no meio acadêmico. Esse é o segredo do sucesso do seu trabalho.

As citações aliadas às qualificações feitas através do Qualis são métricas utilizadas por muito pesquisadores. Elas selecionam em qual revista o seu artigo será submetido.

E, com a indexação, o compartilhamento de informações se tornou facilitado. Então, é bom observar em quais bases de dados a revista está indexada.

Quanto maior a quantidade de bases em que ela estiver indexada maior será a visualização e as citações em trabalhos de outros pesquisadores.

Agora que você já sabe como funciona a indexação de uma revista fique à vontade para conhecer mais sobre os periódicos existentes na sua área de pesquisa.

Você também pode optar por fazer uma publicação por meio de anais de eventos.

Não desista se o seu trabalho não for aceito na primeira tentativa. Pesquise e busque outros periódicos, mas nunca desista de buscar a qualidade que a sua produção merece.

Já publicou em alguma revista indexada? Conta pra gente como foi a experiência e quais dificuldades você teve!

 

REFERÊNCIA

EVEN3. Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra! Blog Even3, Recife, nov. 2017. Disponível em: https://blog.even3.com.br/o-segredo-da-revista-indexada/. Acessado em: 22 abr. 2019.

COMO CITAR ESTE POST

EVEN3. Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra! Blog PPEC, Campinas, v.2, n.2, fev. 2019. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/02/28/even3-indexada/. Acesso em: dia mês abreviado ano.

2 thoughts on “Os segredos da revista indexada que não querem que você descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.