ORCiD ID´s de docentes e pesquisadores: atualização e cadastro até setembro de 2019

ORCiD ID´s de docentes e pesquisadores: atualização e cadastro até setembro de 2019


Por Sandra Maria Carlos Cartaxo  –

A UNICAMP, como membro da ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) publicou a Resolução GR 025/2019 que dispõe sobre o cadastro dos docentes e pesquisadores da UNICAMP no ORCiD. Através dessa Resolução de 06 de junho de 2019,

“todos os docentes e pesquisadores (Carreira PQ) da Universidade deverão ser cadastrados na Plataforma ORCiD”.

O ORCID ID será em breve um dado obrigatório em todas as solicitações de auxílio na Universidade. Além disso, a Resolução prevê que todos os docentes realizem o cadastro ou a vinculação do cadastro (caso já o tenha) à UNICAMP num prazo de 90 dias contados a partir da publicação dessa resolução.

Nesse sentido, informamos que o cadastro ou a vinculação do seu ORCiD ID à UNICAMP deve ser realizado através do seguinte endereço: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/orcid/

Clique em:

Registre-se ou conecte seu ORCiD ID

Cadastros realizados a partir dessa URL já estarão automaticamente vinculados à UNICAMP. Caso já tenha o cadastro, utilize seu login e senha na URL citada acima e acesse o seu ORCiD ID. Ao realizar o primeiro acesso com seus dados nessa URL você estará automaticamente vinculando o seu ORCiD ID à UNICAMP.

Para aqueles que não possuem o cadastro, nos colocamos a disposição para ajudá-los. Para tanto, pedimos a gentileza de agendar um horário através do email biblioif@ifi.unicamp.br. Esse esforço da Biblioteca do IFGW integra a “Campanha ORCiD UNICAMP ” lançada pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP que tem como objetivo assessorar os pesquisadores no cadastro e manutenção de seus ORCiD IDs.

Além de realizar o cadastro e a vinculação do seu ORCiD ID à UNICAMP é importante que mantenha seu perfil público e atualizado. Essa atualização poderá ser feita de forma mais eficiente se optar por manter em seu ORCID ID a atualização das organizações confiáveis/trusted organizations ativas quando estiver realizando seu cadastro. Essas organizações confiáveis (conveniadas ao ORCiD, exemplo: arXiv, Elsevier, Publons, CrossRef Metadata Search, etc) frequentemente enviam publicações (com ORCiD IDs associados) recentemente indexadas em suas bases de dados ao ORCiD. Uma vez que tenha feito a opção de ativar a atualização de tais organizações no seu perfil, você receberá e-mails da ORCiD quando uma nova publicação sua for identificada. Nesse caso, basta verificar se a publicação identificada é sua e autorizar que a ORCID a mantenha em seu perfil. Logo, por conta disso, é muito importante que coloque em todas as suas publicações o seu ORCiD ID.

Essa adequação da UNICAMP num futuro próximo poderá contribuir para a integração de diversos sistemas de informação de dados de pesquisa. Já está disponível, por exemplo, a conexão do ORCiD ID às plataformas Sucupira e Lattes. Caso tenha interesse em saber mais sobre essa conexão, consulte os tutoriais da Conecti Brasil

Apesar da resolução prever nesse momento somente o cadastro e vinculação dos docentes e pesquisadores, incentivamos que todos os estudantes também façam seu ORCiD ID. Dessa forma você terá um identificador único que garantirá que suas publicações e todo o seu trabalho estejam associadas ao seu nome. Qualquer dúvida, estamos por aqui para ajudá-lo!

Referência

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Procuradoria Geral. Resolução GR nº 025/2019. Dispõe sobre o cadastro dos docentes e pesquisadores da Unicamp no ORCiD (Open Researcher and Contributor ID.  06 ago. 2019. Campinas, SP: UNICAMP, 2019. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=17519. Acesso em: 19 ago. 2019.

Como citar este Post

CARTAXO, Sandra Maria Carlos.  *ORCiD ID de docentes e pesquisadores: cadastro e vinculação à UNICAMP devem ser realizados até início de setembro/2019. Blog PPEC, v.8, n.1, ago. 2019. ISSN 2526-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/08/19/orcidunicamp/. Acesso em: dia mês ano.

(*) Originalmente publicado no Portal do Instituto de Física. Disponível em: https://portal.ifi.unicamp.br/a-instituicao/noticias/74-noticias-da-biblioteca/1412-orcid-id-de-docentes-e-pesquisadores-cadastro-e-vinculacao-a-unicamp-devem-ser-realizados-ate-inicio-de-setembro-2019-1565980594. Acesso em: 19 ago. 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.