O que é plágio e como detectá-lo?

O que é plágio e como detectá-lo?

e020001

Por Julio Alonso Arévalo
e-mail: alar@usal.es

Todo mundo que trabalha no campo acadêmico sabe que o plágio é algo a ser evitado, mas nem todo mundo sabe ao certo o que é e o que não é plágio. O termo plágio é definido no dicionário da língua espanhola da Real Academia Espanhola como a ação de “copiar as obras substanciais de outras pessoas, dando-as como suas”.

De acordo com o dicionário on-line Merriam-Webster, “plagiar” significa:

Passar as ideias ou palavras de outra pessoa como sua.

Usar a produção de outra pessoa sem creditar a fonte.

Apresentar como nova e original uma ideia ou produto derivado de uma fonte existente.

Do ponto de vista legal, é uma violação de direitos autorais de uma obra artística ou intelectual de qualquer tipo. Isso constitui especificamente uma violação da paternidade da obra, considerada no âmbito dos direitos morais.

Tipos de plágio:

  • Roubo de identidade. Direto. Coloque nosso nome em outro trabalho
  • Ideias de reciclagem. Pegue as ideias dos outros e faça-as acontecer como as nossas sem citá-las
  • Citações de fantasmas. Citações de documentos não consultados estão incluídas
  • Mosaico. Gera um documento a partir de outro alterando parágrafos (Copy-Paste)

Técnicas de detecção

  • Cadeia de fósforos. Essa é a maneira mais fácil que usamos algumas vezes no Google. Copiamos uma frase significativa, a incluímos e procuramos ver se ela aparece em outros documentos.
  • Detecção de plágio por citação. Documentos que tenham citações plagiadas de obras provavelmente terão citações significativas sobrepostas com suas fontes. Esse método funciona mesmo que o documento seja completamente reescrito (e apenas a ideia tenha sido plagiada) e também pode detectar plágio traduzido. No entanto, você só pode trabalhar se os documentos tiverem aspas, não em livros, blogs etc. sem compromissos.
  • Vetor de espaço (saco de palavra). A ideia por trás do modelo de espaço vetorial é que, mesmo que o plágio reescreva ou modifique um trabalho, muitas das mesmas palavras e tipos de palavras da fonte original ainda são usados. Este modelo detecta as palavras em um documento, mesmo que elas não estejam na ordem em que foram encontradas. Então, olhando as próprias palavras, as partes do discurso e até algumas frases comuns, você pode determinar a probabilidade de dois documentos terem grande semelhança.
  • Estilometria. Também chamado de pegadas cognitivas, mostra o estilo da escrita. Vários algoritmos tentam detectar o estilo de escrita de uma pessoa única e depois compará-lo com outros escritos. Geralmente, possui uma baixa taxa de detecção, mas pode ser útil na detecção de plágios que parafrasearam o texto.

Ferramentas gratuitas para detectar plágio

Ferramentas de uso privativo para detectar plágio e muito usado no meio científico*:

(*) Acréscimo no texto e tradução para o português feita por Gildenir C. Santos.

Referência

PLAGIARISM. In: MERIAM-WEBSTER. Dictionary: since 1828. (c) 2020. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/plagiarism Acesso em: 17 fev. 2020.

Como citar este post:

ARÉVALO, Julio Alonso. O que é plágio e como detectá-lo? Blog PPEC, Campinas, SP, v.4 , e020001, fev. 2020. ISSN 2525-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/
2020/02/17/arevalo/ Acesso em: dia mês abreviado ano.

Texto original:
https://universoabierto.org/2019/01/30/plagio-que-es-y-como-detectarlo-planeta-biblioteca-2019-01-30/

One thought on “O que é plágio e como detectá-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.