Resumo
Este artigo tem por objetivo pensar a fotografia inserida no discurso da arte contemporânea, considerando que, embora o fotográfico na contemporaneidade tenha vários vieses, é na experimentação dos artistas e seus processos atuais que a fotografia se desgarra definitivamente de um lugar comum, se alocando no não específico, na fragmentação e na multiplicidade de sentidos, formas, suportes e relações que a demanda do tempo atual permite e exige.
Referências
BAQUÉ, Dominique. Cartographie Contemporaine. In: TAITTINGER, T. Qu’est ce que la photographie aujourd’hui. Paris: Beaux Arts Éditions, 2007. p. 6-13.
BAQUÉ, Dominique. Photographie plasticienne: un art paradoxal. Paris: Regard, 1998.
BAQUÉ, Dominique. Photographie plasticienne, l'extreme contemporain. Paris: Regard, 2004.
CHEROUX, Clément ; ZIEBINSKA-LEWANDOWSKA, Karolina. Qu'est ce que la photographie? Paris: Centre Pompidou, 2015.
CHIARELLI, Tadeu. A fotografia contaminada. In: CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.
DUBOIS, Philippe. De l’image-trace à l’image-fiction. Le mouvement des théories de la photographie de 1980 à nos jours. Études Photographiques, [S.l. - online], n. 34, p. 53-69, 2016. Disponível em: http://etudesphotographiques.revues.org/3593. Acesso em: jan. 2017.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.
ENTLER, Ronaldo. (2009). Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. Disponível em: http://www.entler.com.br/textos/postura_contemporanea.html. Acesso em: 19 jan. 2017.
FERNANDES, Rubens. Processos de criação da fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Facom – Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 16, p. 10-19, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: jul. 2017.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
LEMAGNY, Jean-Claude. La Photographie créative. Paris: Contrejour, 1984.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Coleção online. Fabiana Rossarola. Sem título [fotocópia e costura sobre tecido estofado de fibra sintética], 1999. Disponível em: http://mam.org.br/acervo/2000-302-rossarola-fabiana/. Acesso em: ago. 2017.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Coleção online. Rosana Paulino. Sem título [xerografia e linha sobre tecido montado em bastidor], 1997. Disponível em: http://mam.org.br/acervo/1997-076-000-paulino-rosana/. Acesso em: ago. 2017.
MÜLLER-POHLE Andreas. Information Strategies. Trad. Jean Säfken. European Photography 21, v. 6, n. 1, jan./mar. 1985.
NATIONAL GALLERY OF AUTRALIA. International painting and sculpture [catálogo online]. Lucas Samaras. Box no. 68 [fotografia de obra original: pintura polímera sintética sobre madeira], 1968. Disponível em: https://nga.gov.au/International/Catalogue/Detail.cfm?IRN=32434. Acesso em: ago. 2017.
POIVERT, Michel. Un mort aux origines de la photographie. In: POIVERT, Michel. Brève Histoire de la Photographie. Paris: Hazan, 2015. p. 34-47.
POIVERT, Michel. La photographie contemporaine: un moment de l’histoire? In: POIVERT, Michel. Brève Histoire de la Photographie. Paris: Hazan, 2015. p. 180-197.
SQUIERS, Carol (Org.). Whats is a photograph? New York: Prestel, 2014. 256 p. Catálogo de exposição, 31 de janeiro de 2014 a 04 de maio de 2014, International Center of
Photography.
Entrevistas não publicadas:
CHÉROUX, Clément. Entrevista concedida a Paula Cabral Tacca. Paris, 27 set. 2016.
CINTRÃO, Rejane. Entrevista concedida a Paula Cabral Tacca. São Paulo, 22 set. 2015.
O periódico Resgate utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.