Feminismo e contexto: lições do caso brasileiro

  • Cynthia A. Sarti Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Com base no movimento feminista brasileiro, que se inicia nos anos 70, este texto pretende ressaltar a particularidade do feminismo como uma experiência histórica que enuncia genérica e abstratamente a emancipação feminina e, ao mesmo tempo, atua dentro dos limites e das possibilidades – que lhe são intrínsecos – de se referir concretamente a mulheres em contextos políticos, sociais, culturais e históricos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia A. Sarti, Universidade Federal de São Paulo
Fez graduação em ciências sociais na Universidade de São Paulo/USP (1977), mestrado em ciências sociais (1986) e doutorado em antropologia (1994) na mesma universidade. É livre-docente pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp (2003). Desde 1994, é professora na Unifesp, onde foi coordenadora do processo de implantação da área de ciências humanas no Campus Guarulhos, dentro da recente expansão das universidades federais brasileiras, e Diretora Acadêmica desse campus desde sua criação em 2006 até fevereiro de 2009. 
Publicado
2016-03-29
Como Citar
Sarti, C. A. (2016). Feminismo e contexto: lições do caso brasileiro. Cadernos Pagu, (16), 31-48. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644536