Resumo
Nas intersecções de gênero, raça e classe, Nossa Senhora Aparecida emerge como uma figura assombrosa – ou aparição –, dando acesso a elementos marginalizados, reprimidos, trivializados e negados. O processo ritual do catolicismo popular produz um efeito de montagem: Aparecida e a mulher-loba. As semelhanças entre essas duas figuras surpreendem. Seguindo a sequência de performances de Aparecida na basílica; da mulher-loba no parque de diversões; e das senhoras do Buraco dos Capetas em seus dramas cotidianos; descobre-se como o corpo abjeto em performance, mesmo sendo reprimido, lampeja de modo significativo para devotas e devotos em situações críticas e de risco.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Feminismos Plurais. São Paulo, Sueli Carneiro/Pólen, 2019.
ALMEIDA, Ronaldo. Dez anos do "Chute na Santa": a intolerância com a diferença. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (ed.). Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007, pp.171-190.
ALVAREZ, Rodrigo. Aparecida: a biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil. Rio de Janeiro, Editora Casa da Palavra Ltda., 2017.
BENJAMIN, Walter. On the concept of history. In: BENJAMIN, Walter. Selected writings 4, 1938-1940 Cambridge, Massachussetts; London, England, The Belknap Press of Harvard University Press, 2003, pp.389-400.
BENJAMIN, Walter. Food fair. In: BENJAMIN, Walter. Selected writings 2, 1927-1934. Cambridge, Massachusetts; London, England, The Belknap Press of Harvard University Press, 1999, pp.135-140.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1985, pp.222-232.
BENJAMIN, Walter. Theses on the philosophy of history. In: BENJAMIN, Walter. Illuminations. New York, Schocken, 1969, pp.245-255.
BONFIM, Evandro. Arte pop e bizantina na iconografia carismática. Debates do NER (19), Porto Alegre, jan./jul. 2021, pp.263-292.
BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of "sex". New York and London, Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York and London, Routledge, 1990.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo, Boitempo, 2021.
CRAIG, Edward Gordon. The actor and the über-marionette. In: HUXLEY, Michael; WITTS, Noel (ed.). The twentieth-century performance reader. London e New York, Routledge, 1996, pp.159-165.
CREED, Barbara. Ginger snaps: the monstrous feminine as femme animale. In: PRIEST, Hannah (ed.). She-wolf: a cultural history of female werewolves. Manchester, Manchester University Press, 2015, pp.180-195.
CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the margins: intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, v. 43, 1991, pp.1.241-1.299.
CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum (1), Chicago, 1989, pp.139-167.
DAS, Veena. Life and words: violence and the descent into the ordinary. Berkeley, Los Angeles; London, University of California Press, 2007.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, EDUFBA, 2008.
FERNANDES, Camila. Figuras de causação: sexualidade feminina, reprodução e acusações no discurso popular e nas políticas de Estado. Tese de doutorado, Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
FERNANDES, Rubem César. Aparecida: nossa rainha, senhora e mãe, sarava! In: SACHS, Viola (ed.). Brasil & EUA: Religião e Identidade Nacional Rio de Janeiro, Graal, 1988, pp.85-112.
FERNANDES, Rubem César. Aparecida: our queen, lady and mother, Saravá!. Social Science Information, (24, 4), 1985, pp.799-819.
GINZBURG, Carlo. História noturna. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.
GIUMBELLI, Emerson. O "chute na santa": blasfêmia e pluralismo religioso no Brasil. In: BIRMAN, Patrícia (ed.). Religião e espaço público. São Paulo, Attar Editorial, 2003 [ https://pt.scribd.com/document/92083293/Chute-Na-Santa-Giumbelli - acesso em: 20 abr. 2024].
GODOY, Adriano. A modernização neobizantina da imagem de Aparecida. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia (7), São Paulo, Universidade de São Paulo, 2022 [ https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185690/182878 - acesso em: 20 abr. 2024].
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções, diálogos. Rio de Janeiro, Zahar, 2020.
GORDON, Avery F. Ghostly matters: haunting and the sociological imagination. Minneapolis/London, University of Minnesota Press, 2008.
HARAWAY, Donna. A manifesto for cyborgs: science, technology, and socialist feminism in the 1980s. In: HARAWAY, Donna. Haraway reader. New York, Routledge, 2004a, pp.7-46.
HARAWAY, Donna. Ecce homo, ain't (ar'n't) I a woman, and inappropriate(d) others: the human in a post-humanist landsape. In: HARAWAY, Donna. Haraway reader. New York, Routledge, 2004b, pp.47-62.
HARAWAY, Donna. Women's place is in the jungle. In: HARAWAY, Donna. Primate visions: gender, race, and nature in the world of modern science. New York and London, Routledge, 1989, pp.279-303.
HOOKS, bell. ain't I a woman: black women and feminism. Cambridge, Massachusetts, South End Press, 1981.
JENNINGS, Michael W. Dialectical images: Walter Benjamin's theory of literary criticism. Ithaca and London, Cornell University Press, 1987.
MENEZES, Renata de Castro. Aquela que nos junta, aquela que nos separa: reflexões sobre o campo religioso brasileiro atual a partir de Aparecida. Comunicações do ISER (66), Rio de Janeiro, 2012 [ https://www.academia.edu/45519945/Aquela_que_nos_junta_aquela_que_nos_separa_reflex%C3%B5es_sobre_o_campo_religioso_brasileiro_atual_a_partir_de_Aparecida - a cesso em: 20 abr. 2024].
MONTES, Maria Lúcia. As figuras do sagrado: entre o público e o privado. In: NOVAES, Fernando A. (coord.); SCHWARCZ, Lilia Moritz (editor of volume 4). História da vida privada no Brasil: contrastes de intimidades contemporâneas. São Paulo, Companhia das Letras, 1998, pp.63-172.
NASCIMENTO, Abdias. Brazil: mixture or massacre? Essays in the genocide of a black people. Fitchburg, Massachussetts, The Majority Press, 1989.
PHELAN, Peggy. Broken symmetries: memory, sight, love. In: PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. London and New York, Routledge, 1993a, pp.1-33.
PHELAN, Peggy. Developing the negative: Mapplethorpe, Schor, and Sherman. In: PHELAN, P. Unmarked: the politics of performance. London and New York, Routledge, 1993b, pp.34-70.
PIERUCCI, Antônio. Liberdade de culto na sociedade de serviços. In: PIERUCCI, Antônio; PRANDI, Reginaldo (ed.). A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo, Hucitec, 1996, pp.275-293.
PIMENTA, Denise. Esboço de uma antropologia dos corpos que creem: a experiência de uma romaria. In: DAWSEY, John C.; MÜLLER, Regina P.; HIKIJI, Rose S. G.; MONTEIRO, Marianna F. M. (ed.). Antropologia e performance: ensaios Napedra. São Paulo, Terceiro Nome, 2013, pp.117-128.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura: Revista de Ciências Sociais (11, 2), jul./dez. 2008, pp.263-274.
PRIEST, Hannah. Introduction: a history of female werewolves. In: PRIEST, Hannah (ed.). She-wolf: a cultural history of female werewolves. Manchester, Manchester University Press, 2015, pp.1-23.
ROACH, Joseph. Cities of the dead: circum-Atlantic performance. New York, Columbia University Press, 1996.
ROQUE, Daniel Salomão . Monga: o passado excêntrico e o futuro incerto das mulheres-gorila. BBC News Brasil, 19 jul. 2019 [ https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49026834 - acesso em: 20 mar. 2023].
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
SANTOS, Lourival dos. A cor da santa: Nossa Senhora Aparecida e a construção do imaginário sobre a padroeira do Brasil. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.). Memória afro-brasileira: imaginário, cotidiano e poder. São Paulo, Selo Negro Edições, 2007, pp.87-108.
SCHECHNER, Richard. Points of contact between anthropological and theatrical thought. In: SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Philadelphia, The University of Philadelphia Press, 1985a, pp.3-34.
SCHECHNER, Richard. Restoration of behavior. In: SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1985b, pp.35-116.
STRATHERN, Marilyn. Before and after gender: sexual mythologies of everyday life. Chicago, Hau Books, 2016.
TAYLOR, Diana; COSTANTINO, Roselyn (ed.). Holy terrors: Latin American women perform. Duke University Press, 2003.
TAYLOR, Diana. Disappearing acts: spectacles of gender and nationalism in Argentina's "dirty war". Duke University Press, 1997.
TURNER, Victor. Images and reflections: ritual, drama, carnival, film, and spectacle in cultural performance. In: TURNER, Victor. The anthropology of performance. New York, PAJ Publications, 1987, pp.21-32.
TURNER, Victor. Liminality and communitas. In: TURNER, Victor. The ritual process: structure and anti-structure. Ithaca, New York, Cornell University Press, 1977 (1969), pp.94-130.
WILLIAMS, Patricia J. The alcheny of race and rights. Cambridge, Massachussets; London, England, Harvard University Press, 1991.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Cadernos Pagu