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Discursos sexistas no humorismo e na publicidade. A expressão pública, seus limites e os limites dos limites
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Palavras-chave

Sexismo. Liberdade de Expressão. Humorismo. Publicidade Comercial

Como Citar

MIGUEL, Luís Felipe. Discursos sexistas no humorismo e na publicidade. A expressão pública, seus limites e os limites dos limites. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 41, p. 95–119, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645097. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Dois episódios ocorridos em 2011, no Brasil, obtiveram notoriedade por colocar em rota de colisão a liberdade de expressão e o combate ao sexismo: uma piada do humorista Rafinha Bastos sobre estupro e uma propaganda de roupas íntimas na TV. O artigo discute os dois casos, reconstituindo a polêmica e os argumentos mobilizados pelas posições em conflito. Conclui que, em ambos os casos, restrições à expressão se justificam, mas por motivos diferentes: a incitação ao ódio, num caso, e o baixo valor social da publicidade comercial, no outro.

Abstract

Two episodes that occurred in 2011 in Brazil gained notoriety for putting on a collision course the freedom of speech and the fight against sexism: a joke about rape, by comedian Rafinha Bastos, and an underwear ad on TV. The article discusses the two cases, reconstituting the controversy and the arguments deployed by the conflicting positions. It concludes that, in both cases, restrictions on expression are justified, but for different reasons: the incitement to hate in one case and the low social value of advertising on the other.

Key Words: Sexism, Freedom of Speech, Humorism, Advertising

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