Banner Portal
Da morte em família à babá de Freud
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Mariza Corrêa
Gênero
Classe
Raça
Feminismo.

Como Citar

PONTES, Heloisa. Da morte em família à babá de Freud: homenagem a Mariza Corrêa. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 54, p. e185403, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8656207. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, uma homenagem à Mariza Corrêa, aborda dois de seus escritos mais importantes: Morte em família (1983) e “A babá de Freud e outras babás” (2007). No primeiro, Mariza desvelou as articulações entre gênero e classe que perpassam a ordenação jurídica dos crimes cometidos por homens e mulheres em relações de conjugalidade. No segundo, seu penúltimo artigo, o assunto da babá de Freud é o acicate para examinar a tessitura esgarçada das relações entre classe e raça no país. Longe de ser um assunto “menor”, Mariza mostrou que o tema das babás é relevante tanto
para o entendimento da economia dos afetos como para a reflexão feminista no Brasil contemporâneo.

PDF
PDF (English)

Referências

BOURDIEU, Pierre. Leçon sur la leçon. Paris: Les Édtions de Minuit, 1982.

CORRÊA, Mariza. Morte em família: representações jurídicas de papeis sexuais. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

CORRÊA, Mariza. Convenções culturais & fantasias corporais. In: PEIXOTO, Fernanda; PONTES, Heloisa; SCHWARCZ, Lilia (org.). Antropologias, histórias, experiências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, pp.123-134.

CORRÊA, Mariza. A babá de Freud e outras babás. cadernos pagu (29). Campinas, SP: Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2007, pp.61-90.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

PERLONGHER, Néstor. O negócio do michê: a relação entre o prostituto viril e seu cliente. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Unicamp, Campinas, SP, 1986. (orientada por Mariza Corrêa)

PONTES, Heloisa. Do palco aos bastidores: o SOS-Mulher e as práticas feministas contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Unicamp, Campinas, SP, 1986. (orientada por Mariza Corrêa)

PRADO, Décio de Almeida. 5O anos depois. O Estado de S. Paulo, 3 de junho de 1989, p.11. [Reprodução do discurso de Décio lido na sessão de homenagem prestada pela FFLCH, em 27 de abril de 1989, à 3 a turma (1938) da antiga Faculdade de Filosofia, por ocasião da comemoração dos 50 anos de sua formatura].

Downloads

Não há dados estatísticos.