A revista Cadernos de Estudos Linguísticos torna pública a chamada para a submissão de trabalhos originais para o dossiê temático A constituição da cognição social e os estudos linguísticos para o volume 67 de 2025. O prazo máximo para o envio de artigos, iniciado em 18 de novembro de 2024, é 05 de maio de 2025. Os artigos podem ser escritos em português, inglês e espanhol.
Sobre a temática do dossiê “A constituição da cognição social e os estudos linguísticos”
A compreensão da constituição da cognição social integra a agenda científica dos estudos linguísticos e configura uma temática de grande relevância contemporânea, rivalizando em termos de importância acadêmica e social com outras questões desafiadoras para os estudos da linguagem e processos afeitos a ela. Além disso, o interesse pela constituição da cognição social (dita também situada, distribuída, sociocultural, incarnada, multimodal etc.) marca de forma geral uma posição crítica ao naturalismo e ao cognitivismo mentalista. Em que pesem diferenças de ênfase entre as várias acepções e abordagens da cognição social, a tese segundo a qual a práxis social é a base da modulação da experiência cognitiva acaba sendo uma espécie de regulador epistêmico geral da noção, que vem sendo tratada no âmbito de distintos paradigmas teóricos e tem exigido da ciência da linguagem diferentes arbitragens interdisciplinares.
Nesse cenário, que tem a ver de algum modo com a entrada da noção de cognição no sistema nocional da Linguística, a proposta do dossiê temático é reunir contribuições que discutam aspectos teóricos e metodológicos do estudo da constituição da cognição social, destacando-se na abordagem o papel da linguagem (e da experiência) na construção conceitual, seus contextos de emergência, estruturação e modos de funcionamento.
A abrangência das contribuições esperadas é, nesse sentido, salutar e necessária, uma vez que a cognição social constitui um traço singular da condição humana, atinente aos processos envolvidos na aquisição e na patologia de linguagem, na dinâmica de nossa atividade mental, nas situações de aprendizagem formal e informal, na infraestrutura pragmática que preside os regimes interacionais da vida em sociedade, na base das ideologias, nos contextos de uso da linguagem, na comunicação intersubjetiva, nas mais diversas práticas culturais, na atuação articulada de vários processos cognitivos interatuantes na construção de sentido, no compartilhamento de intenções, nas esquematizações, na coordenação de ação conjunta, na constituição da sociabilidade.
Eixos temáticos do dossiê
Pretende-se que o dossiê seja organizado em 02 eixos de base teórico-metodológica. Tais eixos teriam a função de perfilar os conteúdos e o escopo das questões contempladas pelo dossiê, de forma a envolver, nos textos, um equilíbrio entre teorização, contribuição original, constituição e análise de dados empíricos e projeções ou implicações do estudo.
- A cognição social como um problema para a Linguística e para áreas correlatas.
Aqui, esperamos as contribuições que, baseadas na análise empírica, enfatizem o caráter interdisciplinar dos estudos linguísticos da cognição social.
- Modos de conceber e modos de investigar a cognição social no campo da Linguística.
Aqui, esperamos as contribuições que derivem de pesquisas linguísticas finalizadas ou em andamento.
Potenciais impactos científicos do dossiê
O objetivo do dossiê, e nisso reside sua originalidade, é constituir um conjunto de contribuições capaz de dar visibilidade e sistematicidade aos estudos linguísticos no tratamento conceitual, metodológico, teórico e epistemológico da cognição social, seja no âmbito das fronteiras movediças da própria ciência da linguagem, seja no âmbito de um terreno mais francamente interdisciplinar. Além disso, o dossiê pretende extroverter os achados teóricos e metodológicos para uma dimensão extramuros, dando conta, no debate público sobre a questão, da imprescindibilidade das ciências humanas para a compreensão da sociabilidade e outras dimensões de constituição da nossa cognição, na qual intervêm, entre outros fenômenos, a linguagem, as práticas culturais, a aprendizagem, os esquemas de ação e as rotinas significativas da vida em sociedade.
Organizadores
- Edwiges Maria Morato – IEL/Unicamp/Brasil
- Augusto Soares da Silva - UCP/Braga/Portugal
- Caio César Costa Ribeiro Mira – IEL/Unicamp/Brasil