Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Apresentação

Como Citar

SCARPA, Ester Mírian; PINTO, Rosana Carmo Novaes. Apresentação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 5–10, 2012. DOI: 10.20396/cel.v54i1.8636967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636967. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os artigos deste volume organizam-se em torno da (dis)fluência. O tema é atraente porque, se, por um lado, verifica-se ainda a insuficiência de reflexão a respeito, por outro, parecer haver manifestações, na literatura, de interesse crescente nas definições, considerações e abordagens sobre ele. Tal interesse tem sido acompanhado do igualmente crescente reconhecimento de que os limites entre fluência e disfluência são fluidos. Assim, pode-se dizer que um dos pontos de vista sobre a dicotomia fluência/ disfluência que salta aos olhos hoje em dia é justamente o fato de que essa é uma falsa dicotomia. Encontram-se fortes argumentos, em trabalhos recentes, de que certos traços tradicionalmente considerados como marcas de disfluência (e mesmo patologia, como a pausa) não só não são a contraparte desviante, marginal, descartável, excessiva, errônea, imperfeita da fluência, como também existem para garantir o fluir da fala (cf. a recentemente defendida tese de doutorado de Sandra Merlo). Como já mostrava Scarpa (1995), essa divisão, que apela para a pouco produtiva cisão entre uso e conhecimento, tem tendido a ser relativizada ou mesmo completamente abandonada. Mais ainda: como Novaes-Pinto demonstra (ver artigo neste volume), não se pode apelar para tal cisão (uso/conhecimento; fuência/ disfluência) nem ao menos para justificar a classificação, corrente na literatura médica e paramédica, da fala afásica como fluente ou não-fluente.

https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636967
PDF

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.