Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

ORLANDI, Eni Puccinelli. Apresentação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 42, p. 5–6, 2011. DOI: 10.20396/cel.v42i0.8637137. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637137. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Em nosso projeto, História das Idéias Lingüísticas no Brasil, temos objetivado dar elementos para que professores e alunos, ou pesquisadores em geral, que trabalham com o conhecimento da linguagem, possam se situar nesse longo processo de produção de conhecimento tendo assim condições reais de elaborar sua posição face às filiações em que se inscrevem. Desse modo, o resultado de um programa de trabalho como este acaba, em seu conjunto, por dar a conhecer a história de uma ciência mas também por fazer compreender como toma forma a tradição lingüística brasileira. Esta nossa posição é plena de pressupostos e de conseqüências. Um dos pressupostos é de que a relação que mantemos com a produção de conhecimento sobre a língua não é indiferente ao modo mesmo como a língua se constitui enquanto língua nacional, língua comum a um povo, a um país, ou a um território ou a uma cultura, ou Estado (cf. E. Orlandi, org. 2001 e E. Orlandi, 2002), e seus modos de representação para os sujeitos. O outro é de que a história do saber sobre a língua, além de ser responsável pela constituição da língua e das políticas que o Estado sustenta, através da administração institucional desse saber e da maneira como os sujeitos se relacionam com ele atravessando a própria língua que praticam, se constitui em certas condições e produz especialistas da área que têm a ver como esta se estabelece, enquanto uma área de conhecimento específica com suas características.
https://doi.org/10.20396/cel.v42i0.8637137
PDF

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.