A Fênix finalmente renascida: filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v60i3.8653304

Palavras-chave:

Resenha. Filologia. Linguística histórica. Língua portuguesa. Manuscrito medieval.

Resumo

Este livro foi escrito por quatro pesquisadores – três da área de Letras (com especialização em filologia, linguística histórica e história da língua portuguesa) e um da área de História (com especialização em história medieval) – e preenche uma lacuna da nossa bibliografia. Temos boas gramáticas históricas da língua portuguesa e estamos razoavelmente bem servidos de introduções à linguística histórica, à filologia e à teoria da história. Faltava, porém, um livro que pudesse servir de apoio aos cursos voltados especificamente à preparação dos estudantes para a leitura, edição e comentário de textos de sincronias passadas, em particular de manuscritos medievais. Igualmente, um volume que conjugasse e entrecruzasse os vários olhares envolvidos nessas atividades – o olhar filológico, o histórico-linguístico e o histórico; traçando um percurso pormenorizado, bem exemplificado e bem recheado de atividades complementares para auxiliar os estudantes a alcançar autonomia no trabalho analítico. A lacuna foi preenchida com este volume redigido por Leonardo Lennertz Marcotulio, Célia Regina dos Santos Lopes, Mário Jorge da Motta Bastos e Thiago Laurentino de Oliveira. Os autores combinam com maestria os saberes técnicos, a sensibilidade didática e a paixão por uma atividade que é árdua, mas indispensável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Módolo, Universidade de São Paulo

Professor na Universidade de São Paulo

Referências

CASTRO, I. Livro de José de Arimateia. Tese de doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1984.

LOPES, C. R. S.; MARCOTULIO, L. L; BASTOS, M. J. M; OLIVEIRA, T. L. Olhares sobre o português medieval: filologia, história e língua. 1. ed. Rio de Janeiro: Vermelho Marinho, 2017, 336 pp .

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

MÓDOLO, M.; ACKEL, A. A Fênix finalmente renascida: filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 869–873, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i3.8653304. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8653304. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Resenhas