A produção de textos em material didático e em contexto avaliativo

considerações sobre o ethos discursivo

Palavras-chave: Ethos discursivo, Produção de texto, Ensino médio.

Resumo

Este artigo propõe-se discutir a presença da noção de ethos em atividades relacionadas à escrita: propostas de redações de vestibular, redações de vestibular e propostas de escrita em manual didático voltado para o Ensino Médio. Mais especificamente, buscamos observar a produtividade da noção quando integra implicitamente as instruções de escrita na etapa de escolarização que antecede o vestibular e quando subjaz às manobras linguístico-textuais operadas por candidatos em função das orientações de escrita presentes na prova de redação do vestibular Unicamp. A noção não se explicita na voz dos autores de materiais didáticos ou na da banca de elaboração de provas, mas pode contribuir para a qualidade da produção textual nesses contextos, como a análise das redações produzidas pelos candidatos busca apontar.

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Biografia do Autor

Marcela Franco Fossey, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e doutora em Linguística (área de concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Estadual de Campinas.

Marina Celia Mendonça, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado
2019-07-11
Como Citar
Fossey, M. F., & Mendonça, M. C. (2019). A produção de textos em material didático e em contexto avaliativo. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-19. https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655210
Seção
Dossiê Ethos discursivo em diversas dimensões