Banner Portal
Estabilidade da frequência fundamental na fala e no canto
PDF (English)

Palavras-chave

Canto
Fala
Estabilidade de f0
Percepção
MPB

Como Citar

MEDEIROS, Beatriz Raposo de; MEIRELES, Alexsandro Rodrigues; BACETI, André. Estabilidade da frequência fundamental na fala e no canto: um estudo de percepção. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8674196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8674196. Acesso em: 8 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

A estabilidade da frequência fundamental (f0) é geralmente considerada como um atributo da voz cantada, embora possa também ser encontrada na fala. Em um trabalho anterior, sentenças cantadas produzidas com liberdade relativa no estilo MPB mostraram menos variabilidade de f0 em comparação com suas contrapartes faladas e, por esse motivo, consideramos ser a estabilidade de f0 uma característica acústica importante na distinção entre fala e canto. O presente estudo é complementar a este estudo pregresso, pois os resultados estatísticos confirmaram a hipótese de que o canto possui um f0 mais estável do que a fala. Nosso objetivo com o experimento perceptual foi verificar se a estabilidade é percebida por ouvintes inexperientes. 36 ouvintes classificaram sentenças faladas por atrizes e cantadas por cantores com base em quatro respostas possíveis, escolhendo apenas uma delas. Os dados usados para os estímulos perceptuais foram formados por quatro unidades textuais compostas de 25 sentenças faladas e 25 sentenças cantadas enunciadas, respectivamente por uma atriz e uma cantora e representavam grande parte dos dados do estudo anterior. A classificação dos ouvintes para cada sentença foi comparada com a variação de f0 para a mesma sentença. A análise estatística foi feita por um modelo de escolha discreta (DCM), a fim de verificar se a variação de f0 poderia ser um atributo para os ouvintes escolherem entre uma das respostas.  Os resultados indicam uma relação estatisticamente significante (Pr (> |z| 2.22e-16) entre estabilidade de f0 e classificação de canto. A discussão considera as impressões dos ouvintes sobre o teste e a conclusão indica que o achado atual é evidência empírica para aspectos cognitivos de estabilidade de f0 na música.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8674196
PDF (English)

Referências

DEUTSCH, Diana.; HENTHORN, Trevor.; LAPIDIS, Rachael. Illusory transformation from speech to song. Journal of the Acoustical Society of America, 129 (4), p. 2245-2252, 2011. doi:10.1121/1.3562174

FALK, Simone.; RATHCKE, Tamara. On the Speech-To-Song Illusion: Evidence from German. Proceedings of the 5th Conference on Speech Prosody, p. 164-169, 2010.

KAWAHARA, Hideki; Masuda-Katsuse, Ikuyo; de Cheveigne, Alain. Restructuring speech representations using a pitch-adaptive time-frequency smoothing and an instantaneous-frequency based F0 extraction. Speech Communication, 27, 187-207, 1999.

KOLINSKY, Régine; LIDJI, Pascale, PERETZ; Isabelle, BESSON, Mireille; MORAIS, José. Processing interactions between phonology and melody: vowels sing but consonants speak. Cognition, 112, p. 1-20, 2009.

LINDBLOM, Bjorn.; SUNDBERG, Johan. The human voice in speech and singing. In: T. D. Rossing (Ed.), Springer Handbook of Acoustics, pp. 669-706. Stanford: Springer, 2007.

VAN BESOUW, Rachel. M; HOWARD, David M.; TERNSTRÖM, Sten. Towards an understanding of speech and song perception. Logopedics Phoniatrics Vocology, 30 (3-4), p. 129-13, 2005. doi.org/10.1080/14015430500262160

RAPOSO DE MEDEIROS, Beatriz; CUMMINS, Fred. Speech and song synchronization: a comparative study. Proceedings of Speech Prosody, p. 748-751, 2014.

RAPOSO DE MEDEIROS, Beatriz; CABRAL, João Paulo. Acoustic distinctions between speech and singing: Is singing acoustically more stable than speech? Proceedings of Speech Prosody, p. 542-546, 2018.

RAPOSO DE MEDEIROS, Beatriz. Singing and speech as comparable phenomena: a dynamical approach. In: Frank A. Russo, Beatriz Ilari, Annabel J. Cohen. (Ed.), The Routledge Companion to Interdisciplinary Studies in Singing. Volume I: Development. (1ed). p. 97-107. New York: Routledge Taylor & Francis Group, v. 1, 2020.

RAPOSO DE MEDEIROS, Beatriz, CABRAL, João Paulo, MEIRELES, Alexsandro. R., BACETI, André. A comparative study of fundamental frequency stability between speech and singing. Speech Communication, 128, p. 15-23, 2021.

SHUE, Yen-Liang. The voice source in speech production: data, analysis and models. UCLA. PhD Thesis, 2010.

SUNDBERG, Johan. Perception of singing. In: D. Deutsch (Ed.), The psychology of music (3rd ed.), p. 69–105. Cambridge, MA: Academic Press, 2013. doi:10.1016/b978-0-12-381460-9. 00003-1

TIERNEY, Adam; DICK, Fred; DEUTSCH, Diana; SERENO, Marty. Speech versus Song: Multiple Pitch-Sensitive Areas Revealed by a Naturally Occurring Musical Illusion. Cerebral Cortex, 2012. doi:10.1093/cercor/bhs003

TITZE, Ingo. The physics of small-amplitude oscillation of the vocal folds. Journal Acoust. Soc. Am, 83, p. 1536-1552, 1988.

YANAGIHARA, Naoaki; KOIKE, Yuki. The regulation of sustained phonation. Folia Phoniatr; 19, p.1-18, 1967.doi:10.1159/000263117

ZATORRE, Robert,J; BELIN, Pascal; PENHUNE, Virginia. B. Structure and function of auditory cortex: music and speech. Trends in Cognitive Sciences, 6 (1), p.37-46, 2002.

doi: 10.1016/S1364-6613(00)01816-7

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.