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Linguística como Ensino de Ciências
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Palavras-chave

Ensino de língua portuguesa
Ensino de Ciências
Linguística formal

Como Citar

OTHERO, Gabriel de Ávila; FOLHARINI, Larissa. Linguística como Ensino de Ciências. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024019, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8676689. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8676689. Acesso em: 8 fev. 2025.

Resumo

Neste artigo, apresentamos nosso ponto de vista sobre a potencial inserção da Linguística Formal no ambiente escolar brasileiro. Começamos mencionando algumas propostas já existentes na interface Linguística Formal – Ensino de Língua e as diferenciamos da nossa. As propostas existentes situam-se na interface Linguística Formal – Ensino de Língua Portuguesa, apresentando atividades para o ensino da língua portuguesa nas escolas, alicerçadas em princípios advindos dos estudos em Gramática Formal. Nossa proposta, complementar mas distinta das dos colegas, advoga pela inserção da Linguística como tópico presente nas disciplinas de Ciências no currículo escolar. Para sustentar essa ideia, analisamos trechos da BNCC de Ciências e mostramos algumas conexões possíveis que podem ser estabelecidas pelo professor de Ciências e de Língua Portuguesa, de modo que ambos possam se valer de princípios e métodos caros à Linguística Formal no planejamento de atividades transdisciplinares em conjunto. Ao final do texto, propomos tópicos de atividades (com análises linguísticas) que – pensamos – poderiam estar presentes em projetos transdisciplinares envolvendo as disciplinas de Ciências e de Língua Portuguesa.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8676689
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