Resumo
Neste artigo, discutimos a importância da realização de atividades de consciência fonológica referentes a sílabas, aliterações e rimas na Educação Infantil Bilíngue. Iniciamos o artigo abordando a relevância dessas atividades tanto na língua materna quanto na língua adicional. Em um segundo momento, ao integrarmos construtos dos campos da Aquisição de Linguagem (referentes ao componente fonético-fonológico) e da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, discutimos a implementação de tais atividades. Defendemos que as habilidades metafonológicas devem ser integradas aos demais componentes formais a partir de um contexto de língua em uso, como parte de um plano de ensino a serviço de uma temática comunicativa clara. Ao final do artigo, buscamos exemplificar essa integração a partir de sugestões de atividades em português e em inglês. Amparado em bases teóricas formais e aplicadas, o presente artigo visa a contribuir não somente com uma maior integração dos aspectos formais ao ensino comunicativo na Educação Infantil Bilíngue, mas, também, com o estabelecimento de uma base teórica robusta que fundamente a prática docente.
Referências
ADAMS, M. J.; FOORMAN, B. R.; LUNDGERG, I.; BEELER, T. Phonemic awareness in young children: a classroom curriculum. Baltimore: Paul H. Brookes, 1997.
ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a. p. 29-41.
ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético-fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 169-191.
ALVES, U. K. Ensino de pronúncia na sala de aula de língua estrangeira: questões de discussão a partir de uma concepção de língua como Sistema Adaptativo e Complexo. Versalete, v. 3, n. 5, p. 392-413, 2015.
ALVES, U. K. Ensino de pronúncia de línguas não nativas: contribuições dos estudos formais e aplicados. In: MACHRY DA SILVA, S. et al. (Orgs.). Diálogos interdisciplinares: estudos sobre língua, literatura e ensino. Campinas: Pontes, 2021. p. 14-36.
ALVES, U. K. Consciência fonológica de línguas adicionais: um construto e dois saberes complementares. Signo, no prelo.
ALVES, U. K.; FINGER, I. Alfabetização bilíngue e o desenvolvimento de atividades de consciência fonológica. In: EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. (Orgs.). Educação de professores para o contexto bi/multilíngue: perspectivas e práticas. Campinas: Pontes, 2022. p. 38-58.
ALVES, U. K.; FINGER, I. Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
ALVES, U. K.; FINGER, I. BRENTANO, L. S. Os quatro níveis de literacia: uma proposta teórica. VII Jornada Internacional de Alfabetização. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
ALVES, U. K.; LIMA JR., R. M. Instrução explícita. In: KUPSKE, F. F.; ALVES, U. K.; LIMA JR., R. M. Investigando os sons das línguas não nativas: uma introdução. Campinas: Editora da Abralin, 2021. p. 175-204.
BEDDOR, P. S.; GOTTFRIED, T. L. Methodological issues in cross-language speech perception research with adults. In: STRANGE, W. (Ed.). Speech Perception and Linguistic Experience. Timotium, MD: York Press, 1995, p. 207-232.
BENATI, A.; SCHWIETER, J. W. Pedagogical interventions to L2 grammar instruction. In: SCHWIETER, J. W.; BENATI, A. (Eds.). The Cambridge handbook of language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 477-499.
BRENTANO, L. S. Criação de um framework de modelos de escolarização bilíngue para o contexto brasileiro, com base em evidências, e à luz da Psicolinguítica do Bilinguismo. 2023. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
CAUDWELL, R. Phonology for listening: teaching the stream of speech. Birmingham: Speech in Action, 2013.
CAUDWELL, R. A syllabus for listening: decoding. Birmingham: Speech in Action, 2018.
CARTWRIGHT, K. B. Executive skills and reading comprehension: A guide for educators. 2nd ed. New York: The Guilford Press, 2023.
CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M. Teaching pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M.; GRINER, B. Teaching pronunciation: a course book and reference guide. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
COLANTONI, L.; STEELE, J.; ESCUDERO, P. Second language speech: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
CORREA, M. F.; CARDOSO-MARTINS, C. O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 25, n. 4, p. 802-808, 2012.
CUMMINS, J. Linguistic interdependence and the educational development of bilingual children. Review of Educational Research, v. 49, n. 2, p. 222-251, 1979.
CUMMINS, J. Teaching for transfer: challenging the two solitudes assumption in bilingual education. In: CUMMINS, J.; HORNBERGER, N. H. (Eds.). Encyclopedia of language and education – Volume 5: Bilingual Education. New York: Spring Science and Business Media, 2008. p. 65-75.
DE BOT, K. Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: same or different? In: ORTEGA, L.; HAN, Z. H. (Eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 51-58.
DUKE, N. K.; CARTWRIGHT, K. B. The science of reading progresses: Communicating advances beyond the Simple View of Reading. Reading Research Quarterly, v. 46, n. 1, p. S25-S44, 2021.
ELLIS, R. A short history of SLA: where have we come from and where are we going? Language Teaching, v. 4, n. 2, p. 190-205, 2021.
ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring language pedagogy through Second Language Acquisition research. New York: Routledge, 2014.
FREITAS, G. C. M. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo longitudinal. 2024. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
GOODRICH, J. M.; LONIGAN, C. J. Language-independent and language-specific aspects of early literacy: an evaluation of the Common Underlying Proficiency Model. Journal of Educational Psychology, v. 109, n. 6, p. 782-793, 2017.
GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and Special Education, v. 7, n. 1, p. 6-10, 1986.
GOMBERT, W.; KEIJZER, M.; VERSPOOR, M. Long-term effects of structure-based versus dynamic usage-based instructional programs for French. Journal of the European Second Language Association, v. 8, n. 1, p. 18-33, 2024.
HOOVER, W. A.; GOUGH, P. B. The Simple View of Reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 2, p. 127-160, 1990.
KIM, Y-S. G. Why the Simple View of Reading is not simplistic: unpacking the Simple View of Reading using a direct and indirect effect model of reading (DIER). Scientific Studies of Reading, v. 21, n. 4, p. 310-333, 2017.
KIM, Y-S. G. Hierarchical and dynamic relations of language and cognitive skills to reading comprehension: testing the Direct and Indirect Effects Model of Reading (DIER). Journal of Educational Psychology, v. 112, n. 4, p. 667-684, 2020.
KUPSKE, F. F.; ALVES, U. K. Orquestrando o caos: o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da Complexidade. Fórum Linguístico, v. 14, n. 4, p. 2771-2784, 2017.
LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory: the lessons continue. In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 11-50.
LARSEN-FREEMAN, D. Looking ahead: future directions in, and future research into, second language acquisition. Foreign Language Annals, v. 51, n. 1, p. 55-72, 2018.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
LEVIS, J. M. Changing contexts and shifting paradigms in pronunciation teaching. TESOL Quarterly, v. 39, n. 3, p. 369-377, 2005.
LEVIS, J. M. Intelligibility, oral communication, and the teaching of pronunciation. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
LIMA JR., R. M.; ALVES, U. K. A dynamic perspective on L2 pronunciation development: bridging research and communicative teaching practice. Revista do GEL, v. 16, n. 2, p. 27-56, 2019.
MATZENAUER, C. L. B. Dimensões teórica e aplicada da fonologia no ensino. In: ALVES, U. K.; MASSINI-CAGLIARI, G. (Orgs.). Fonologia e ensino: descobertas e interfaces. Campinas: Editora da ABRALIN, no prelo.
NASSAJI, H.; KARTCHAVA, E. Content-based L2 teaching. In: SCHWIETER, J. W.; BENATI, A. (Eds.). The Cambridge handbook of language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 597-620.
PEROZZO, R. V.; ALVES, U. K. Ensino contemporâneo de pronúncia: por uma pedagogia inclusiva, realista e integrativa. In: SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (Orgs.). Perspectivas para o ensino de línguas – Volume 7. Rio Branco: EDUFAC, 2023. p. 7-17.
PROCTOR, C. P.; AUGUST, D.; SNOW, C.; BARR, C. D. The interdependence continuum: a perspective on the nature of Spanish–English bilingual reading comprehension. Bilingual Research Journal, v. 33, n. 1, p. 5-20, 2010.
RAMOS, N. S. C. Consciência fonológica e aprendizagem da língua escrita: o papel do conhecimento (meta)linguístico do professor alfabetizador do ciclo da infância. 2012. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
RIGATTI-SCHERER, A. P. Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético: importância para o ensino da língua escrita. 2008. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ROUSSE-MALPAT, A.; STEINKRAUSS, R.; WIELING, M.; VERSPOOR, M. Communicative language teaching: structure-based or dynamic-usage based? Journal of the European Second Language Association, v. 6, n.1, p. 20-33, 2022.
SCHERER, A. P. R.; WOLFF, C. L. Como trabalhar a consciência fonológica na alfabetização? In: SCHERER, A. P. R.; WOLFF, C. L. (Orgs.). Consciência linguística na escola: experiências e vivências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris, 2020. p. 99-118.
SCLIAR-CABRAL, L. Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: Implicações sobre o ensino do português. Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 139-156, 2002.
SOARES, M. A. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 4ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
THOMSON, R. I.; DERWING, T. M. The effectives of L2 pronunciation instruction: a narrative review. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 326-344, 2015.
VERSPOOR, M. Complex Dynamic Systems Theory and L2 pedagogy: lessons to be learned. In: ORTEGA, L.; HAN, Z. H. (Eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 209-231.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Linguísticos