Banner Portal
Uma abordagem contextualizada da consciência fonológica na educação infantil bilíngue
PDF

Palavras-chave

Consciência fonológica
Educação infantil
Ensino bilíngue

Como Citar

ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Uma abordagem contextualizada da consciência fonológica na educação infantil bilíngue. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8676721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8676721. Acesso em: 8 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância da realização de atividades de consciência fonológica referentes a sílabas, aliterações e rimas na Educação Infantil Bilíngue. Iniciamos o artigo abordando a relevância dessas atividades tanto na língua materna quanto na língua adicional. Em um segundo momento, ao integrarmos construtos dos campos da Aquisição de Linguagem (referentes ao componente fonético-fonológico) e da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, discutimos a implementação de tais atividades. Defendemos que as habilidades metafonológicas devem ser integradas aos demais componentes formais a partir de um contexto de língua em uso, como parte de um plano de ensino a serviço de uma temática comunicativa clara. Ao final do artigo, buscamos exemplificar essa integração a partir de sugestões de atividades em português e em inglês. Amparado em bases teóricas formais e aplicadas, o presente artigo visa a contribuir não somente com uma maior integração dos aspectos formais ao ensino comunicativo na Educação Infantil Bilíngue, mas, também, com o estabelecimento de uma base teórica robusta que fundamente a prática docente.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8676721
PDF

Referências

ADAMS, M. J.; FOORMAN, B. R.; LUNDGERG, I.; BEELER, T. Phonemic awareness in young children: a classroom curriculum. Baltimore: Paul H. Brookes, 1997.

ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a. p. 29-41.

ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético-fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 169-191.

ALVES, U. K. Ensino de pronúncia na sala de aula de língua estrangeira: questões de discussão a partir de uma concepção de língua como Sistema Adaptativo e Complexo. Versalete, v. 3, n. 5, p. 392-413, 2015.

ALVES, U. K. Ensino de pronúncia de línguas não nativas: contribuições dos estudos formais e aplicados. In: MACHRY DA SILVA, S. et al. (Orgs.). Diálogos interdisciplinares: estudos sobre língua, literatura e ensino. Campinas: Pontes, 2021. p. 14-36.

ALVES, U. K. Consciência fonológica de línguas adicionais: um construto e dois saberes complementares. Signo, no prelo.

ALVES, U. K.; FINGER, I. Alfabetização bilíngue e o desenvolvimento de atividades de consciência fonológica. In: EL KADRI, M. S.; SAVIOLLI, V. B.; MOLINARI, A. C. (Orgs.). Educação de professores para o contexto bi/multilíngue: perspectivas e práticas. Campinas: Pontes, 2022. p. 38-58.

ALVES, U. K.; FINGER, I. Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

ALVES, U. K.; FINGER, I. BRENTANO, L. S. Os quatro níveis de literacia: uma proposta teórica. VII Jornada Internacional de Alfabetização. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.

ALVES, U. K.; LIMA JR., R. M. Instrução explícita. In: KUPSKE, F. F.; ALVES, U. K.; LIMA JR., R. M. Investigando os sons das línguas não nativas: uma introdução. Campinas: Editora da Abralin, 2021. p. 175-204.

BEDDOR, P. S.; GOTTFRIED, T. L. Methodological issues in cross-language speech perception research with adults. In: STRANGE, W. (Ed.). Speech Perception and Linguistic Experience. Timotium, MD: York Press, 1995, p. 207-232.

BENATI, A.; SCHWIETER, J. W. Pedagogical interventions to L2 grammar instruction. In: SCHWIETER, J. W.; BENATI, A. (Eds.). The Cambridge handbook of language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 477-499.

BRENTANO, L. S. Criação de um framework de modelos de escolarização bilíngue para o contexto brasileiro, com base em evidências, e à luz da Psicolinguítica do Bilinguismo. 2023. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

CAUDWELL, R. Phonology for listening: teaching the stream of speech. Birmingham: Speech in Action, 2013.

CAUDWELL, R. A syllabus for listening: decoding. Birmingham: Speech in Action, 2018.

CARTWRIGHT, K. B. Executive skills and reading comprehension: A guide for educators. 2nd ed. New York: The Guilford Press, 2023.

CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M. Teaching pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J. M.; GRINER, B. Teaching pronunciation: a course book and reference guide. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

COLANTONI, L.; STEELE, J.; ESCUDERO, P. Second language speech: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CORREA, M. F.; CARDOSO-MARTINS, C. O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 25, n. 4, p. 802-808, 2012.

CUMMINS, J. Linguistic interdependence and the educational development of bilingual children. Review of Educational Research, v. 49, n. 2, p. 222-251, 1979.

CUMMINS, J. Teaching for transfer: challenging the two solitudes assumption in bilingual education. In: CUMMINS, J.; HORNBERGER, N. H. (Eds.). Encyclopedia of language and education – Volume 5: Bilingual Education. New York: Spring Science and Business Media, 2008. p. 65-75.

DE BOT, K. Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: same or different? In: ORTEGA, L.; HAN, Z. H. (Eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 51-58.

DUKE, N. K.; CARTWRIGHT, K. B. The science of reading progresses: Communicating advances beyond the Simple View of Reading. Reading Research Quarterly, v. 46, n. 1, p. S25-S44, 2021.

ELLIS, R. A short history of SLA: where have we come from and where are we going? Language Teaching, v. 4, n. 2, p. 190-205, 2021.

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring language pedagogy through Second Language Acquisition research. New York: Routledge, 2014.

FREITAS, G. C. M. Consciência fonológica e aquisição da escrita: um estudo longitudinal. 2024. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

GOODRICH, J. M.; LONIGAN, C. J. Language-independent and language-specific aspects of early literacy: an evaluation of the Common Underlying Proficiency Model. Journal of Educational Psychology, v. 109, n. 6, p. 782-793, 2017.

GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and Special Education, v. 7, n. 1, p. 6-10, 1986.

GOMBERT, W.; KEIJZER, M.; VERSPOOR, M. Long-term effects of structure-based versus dynamic usage-based instructional programs for French. Journal of the European Second Language Association, v. 8, n. 1, p. 18-33, 2024.

HOOVER, W. A.; GOUGH, P. B. The Simple View of Reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 2, p. 127-160, 1990.

KIM, Y-S. G. Why the Simple View of Reading is not simplistic: unpacking the Simple View of Reading using a direct and indirect effect model of reading (DIER). Scientific Studies of Reading, v. 21, n. 4, p. 310-333, 2017.

KIM, Y-S. G. Hierarchical and dynamic relations of language and cognitive skills to reading comprehension: testing the Direct and Indirect Effects Model of Reading (DIER). Journal of Educational Psychology, v. 112, n. 4, p. 667-684, 2020.

KUPSKE, F. F.; ALVES, U. K. Orquestrando o caos: o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da Complexidade. Fórum Linguístico, v. 14, n. 4, p. 2771-2784, 2017.

LAMPRECHT, R. R.; BLANCO-DUTRA, A. P. B.; SCHERER, A. P. R.; MENNA-BARRETO, F.; BRISOLARA, L. B.; SANTOS, R. M. ALVES, U. K. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory: the lessons continue. In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 11-50.

LARSEN-FREEMAN, D. Looking ahead: future directions in, and future research into, second language acquisition. Foreign Language Annals, v. 51, n. 1, p. 55-72, 2018.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LEVIS, J. M. Changing contexts and shifting paradigms in pronunciation teaching. TESOL Quarterly, v. 39, n. 3, p. 369-377, 2005.

LEVIS, J. M. Intelligibility, oral communication, and the teaching of pronunciation. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

LIMA JR., R. M.; ALVES, U. K. A dynamic perspective on L2 pronunciation development: bridging research and communicative teaching practice. Revista do GEL, v. 16, n. 2, p. 27-56, 2019.

MATZENAUER, C. L. B. Dimensões teórica e aplicada da fonologia no ensino. In: ALVES, U. K.; MASSINI-CAGLIARI, G. (Orgs.). Fonologia e ensino: descobertas e interfaces. Campinas: Editora da ABRALIN, no prelo.

NASSAJI, H.; KARTCHAVA, E. Content-based L2 teaching. In: SCHWIETER, J. W.; BENATI, A. (Eds.). The Cambridge handbook of language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 597-620.

PEROZZO, R. V.; ALVES, U. K. Ensino contemporâneo de pronúncia: por uma pedagogia inclusiva, realista e integrativa. In: SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (Orgs.). Perspectivas para o ensino de línguas – Volume 7. Rio Branco: EDUFAC, 2023. p. 7-17.

PROCTOR, C. P.; AUGUST, D.; SNOW, C.; BARR, C. D. The interdependence continuum: a perspective on the nature of Spanish–English bilingual reading comprehension. Bilingual Research Journal, v. 33, n. 1, p. 5-20, 2010.

RAMOS, N. S. C. Consciência fonológica e aprendizagem da língua escrita: o papel do conhecimento (meta)linguístico do professor alfabetizador do ciclo da infância. 2012. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

RIGATTI-SCHERER, A. P. Consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético: importância para o ensino da língua escrita. 2008. Tese (Doutorado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ROUSSE-MALPAT, A.; STEINKRAUSS, R.; WIELING, M.; VERSPOOR, M. Communicative language teaching: structure-based or dynamic-usage based? Journal of the European Second Language Association, v. 6, n.1, p. 20-33, 2022.

SCHERER, A. P. R.; WOLFF, C. L. Como trabalhar a consciência fonológica na alfabetização? In: SCHERER, A. P. R.; WOLFF, C. L. (Orgs.). Consciência linguística na escola: experiências e vivências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris, 2020. p. 99-118.

SCLIAR-CABRAL, L. Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: Implicações sobre o ensino do português. Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 139-156, 2002.

SOARES, M. A. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 4ª. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

THOMSON, R. I.; DERWING, T. M. The effectives of L2 pronunciation instruction: a narrative review. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 326-344, 2015.

VERSPOOR, M. Complex Dynamic Systems Theory and L2 pedagogy: lessons to be learned. In: ORTEGA, L.; HAN, Z. H. (Eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 209-231.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.