Banner Portal
Espelhamento na escrita
PDF

Palavras-chave

Alfabetização
Simetrização
Espelhamento
Escrita
Leitura
Biolinguística

Como Citar

DIAS, Sammy Cardozo; FRANÇA, Aniela Improta. Espelhamento na escrita: ajustando a janela temporal em prol do sucesso na alfabetização. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024012, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8676785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8676785. Acesso em: 8 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal contribuir com o conhecimento sobre as cognições que operam nos períodos de pré-alfabetização e alfabetização de crianças. Enfocamos no espelhamento na escrita, que é uma manifestação espontânea e não patológica que surge em diferentes fases do desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizadas e não alfabetizadas, como consequência da simetrização default em nossa espécie. Levantamos a hipótese de que o espelhamento nos desenhos ocorra desde os 4 anos, bem antes da fase típica de espelhamento das letras, que acontece durante a alfabetização, aos 6 e 7 anos. Nossa aposta é que, se as crianças espelham desenhos logo assim que começam a desenhar, elas já estariam preparadas também, cognitivamente falando, para “desenhar as letras” e eventualmente a espelhá-las aos 4 anos, caso as crianças fossem apresentadas a elas explicitamente nesta fase precoce, mesmo que sem o pareamento entre grafema e fonema, simplesmente como objetos gráficos com nomes. Para a verificação de nossa hipótese, realizamos quatro testes experimentais, de natureza psicolinguística, usando a técnica de produção de escrita eliciada, envolvendo 150 participantes de 4 a 8 anos. Com base nas hipóteses e achados, visualizamos uma estratégia que pode vir a mitigar problemas e acelerar o processo de alfabetização efetiva.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8676785
PDF

Referências

ANDRADE, I. R.; FRANÇA, A.I.; SAMPAIO, T. O. M. Dinâmicas de interação nature-nurture: do imprinting à reciclagem neuronal. ReVEL, vol. 16, n. 31, 2018.

BEHRMANN, M; THOMAS, C.; HUMPHREYS, K. Seeing it differently: visual processing in autism Trends in Cognitive Science -REVIEW ARTICLE VOLUME 10, ISSUE 6, P258-264, JUNE 2006 doi.org/10.1016/j.tics.2006.05.001

BITTNER J.L, Gold J.M. The Impact of Symmetry on the Efficiency of Human Face Perception. Perception. 2017 Jul; 46(7):830-859. Doi: 10.1177/0301006616684230. Epub 2017 Jan 6. PMID: 28056658.

BORNSTEIN, M.H; FERDINANDSEN, K.; GROSS, C. (1981). Perception of symmetry in infancy. Developmental Psychology. 17. 82-86. 10.1037/0012-1649.17.1.82.

BORNSTEIN, M.H.; GROSS, C. G.; WOLF,J.Z. Perceptual similarity of mirror images in infancy, Cognition, Volume 6, Issue 2, Pages 89-116, 1978. doi.org/10.1016/0010-0277(78)90017-3

BOUDREAU J, BUSHNELL E. Spilling thoughts: Configuring attentional resources in infants’ goal-directed actions. Infant Behavior & Development. v23: 543-566, 2000.

COWAN N, HISMJATULLINA A, AUBUCHON AM, SAULTS JS, HORTON N, LEADBITTER K, With development, list recall includes more chunks, not just larger ones. Developmental Psychology. 2010; 46: 1119-1131. doi: 10.1037/a0020618.

DANZIGER, E., & PEDERSON, E. Through the looking glass: Literacy, writing systems and mirror-image discrimination. Written Language and Literacy, 1, 153-169, 1998. doi:10.1075/wll.1.2.02dan

DEHAENE, S; POLINE, JB; LE BIHAN, D; COHEN, L. The visual word form area: a prelexical representation of visual words in the fusiform gyrus. Neuroreport 13(3): p 321-325, March 4, 2002.

DEHAENE, S. Reading in the Brain: The Science and evolution of a human invention. New York: Penguin Books, 2005.

DEHAENE, S. Reading in the Brain: The New Science of How. USA: Viking, 2010.

DEHAENE, S.; PEGADO, F.; BRAGA, L.W.; VENTURA, P. How learning to read changes the cortical networks for vision and language. Science(New York, N.Y.), 330(6009), 1359-64, 2010. doi:10.1126/science.1194140.

DEHAENE, S.; NAKAMURA, K.; KUROKI, C.; OGAWA, S.; COHEN, L. Why do children make mirror errors in reading? Neural correlates of mirror invariance in the visual word form area. NeuroImage. 49. 1837-48. 10.1016/j.neuroimage, 2009.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

DEHAENE S. Inside the letterbox: how literacy transforms the human brain. Cerebrum: the Dana Forum on brain science, v7, 2013.

DEHAENE, S., IZARD, V., PICA, P., & SPELKE, E. Core knowledge of geometry in an Amazonian indigene group. Science, 311, 381-384, 2006. doi:10.1126/science.1121739

DEHAENE, S., COHEN, L., MORAIS, J., KOLINSKY, R. Illiterate to literate: Behavioural and cerebral changes induced by reading acquisition. Nature Neuroscience Review, 16, 234-244, 2015.

DE LA CRUZ-PAVÍA, I., WESTPHAL-FITCH, G., FITCH, W. T., & GERVAIN, J. (2022). Seven-month-old infants detect symmetrical structures in multi-featured abstract visual patterns. PLoS ONE 17(5): e0266938. DOI: 10.1371/journal.pone.0266938

FERNANDES T, LEITE I. Mirrors are hard to break: A critical review and behavioral evidence on mirror-image processing in developmental dyslexia. J Exp Child Psychol, 2017.

FERNANDES, T., COELHO, B., LIMA, F., & CASTRO, S. L. (2017). The handle of literacy: evidence from preliterate children and illiterate adults on orientation discrimination of graspable and non-graspable objects. Language, Cognition and Neuroscience, 33(3), 278-292, 2017. doi:10.1080/23273798.2017.1283424

FISCHER, J.P. Children’s mirror writing: 150 years of research Bulletin de psychologie. v582, #4, 331-337, 2023.

GREGORY, E., LANDAU, B., & MCCLOSKEY, M. (2011). Representation of object orientation in children: Evidence from mirror-image confusions. Visual Cognition, 19(8), 1035-1062. doi:10.1080/ 13506285.2011.610764

GRILL-SPECTOR, K. The Functional Organization of the Ventral Visual Pathway and its Relationship to object Recognition. 10.1093/oso/9780198528456.003.0008, 2004.

GRILL-SPECTOR K, KANWISHER N. Visual recognition: as soon as you know it is there, you know what it is. Psychol Sci. 2005 Feb;16(2):152-60. doi: 10.1111/j.0956-7976.2005.00796.x. PMID: 15686582.

GRILL-SPECTOR, K., WEINER, K. The functional architecture of the ventral temporal cortex and its role in categorization. Nat Rev Neurosci 15, 536-548 (2014). https://doi.org/10.1038/nrn3747

KANWISHER, N., MCDERMOTT, J., CHUN, M. M. The fusiform face area: a module in human extrastriate cortex specialized for face perception. The Journal of Neuroscience : the official journal of the Society for Neuroscience, 17(11), 4302-11, 1997.

KOLINSKY, R., VERHAEGHE, A., FERNANDES, T., MENGARDA, E. J., GRIMM-CABRAL, L., & MORAIS, J. Enantiomorphy through the Looking-Glass: Literacy effects on mirror-image discrimination. Journal of Experimental Psychology: General, 140, 210-238, 2011.

KOLINSKY, R; FERNANDES, T. From hand to eye: the role of literacy, familiarity, graspability, and vision-foraction on enantiomorphy. Acta Psychol. (Amst.) 142, 51-61, 2013.

KOLINSKY, R; FERNANDES, T. A cultural side effect: Learning to read interferes with identity processing of familiar objects. Psychol. 5: 1224. doi:0.3389/fpsyg, 2014.

KOLINSKY, R; FERNANDES, T; LEITE, I. Into the Looking Glass: Literacy Acquisition and Mirror Invariance in Preschool and First-Grade Children. Child Development, Vol 00, Num 0, Pag1-18, 2016.

KOLINSKY, R; MORAIS, J; COHEN, L; DEHAENE, S. As bases neurais da aprendizagem da leitura. ReVEL. vol. 17, n. 33, 2019.

MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013.

MORAIS, J; LEITE, I; KOLINSKY, R. Entre a pré-leitura e a leitura hábil: condições e patamares da aprendizagem. Albateização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Maria Regina Maluf e Cláudia Cardoso-Martins (orgs), Porto Alegre: Penso, 2013.

MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

PEDERSON, E. Mirror-image discrimination among nonliterate, monoliterate, and biliterate Tamil subjects. Written Language and Literacy, 6, 71-91, 2003. doi:10.1075/wll.6.1.04ped

TORRES, R. & FERNÁNDEZ, P. Dislexia, Disortografia e Disgrafia. Amadora: McGrawHill, 2001.

TORRES, A. R; MOTA, N. B; ADAMY, N; NASCHOLD, A; LIMA,T. Z; COPELLI, M; WEISSHEIMER, J; PEGADO, F; RIBEIRO, S. Selective Inhibition of Mirror Invariance for Letters Consolidated by Sleep Doubles Reading Fluency. Curr Biol. 2021 Feb 22;31(4):742-752.e8.

YUKAKO, Y. Adaptation of the inferior temporal neurons and efficient visual processing. Frontiers in Behavioral Neuroscience, v18, p 235, 2024, DOI=10.3389/fnbeh.2024.1398874, disponível em https://www.frontiersin.org/journals/behavioral- neuroscience/articles/10.3389/fnbeh. 2024.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem da escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.