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A abordagem científica no ensino de gramática na educação básica
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Palavras-chave

Conjuntos de problemas
Verbos transitivo-predicativos
Teoria Gerativa

Como Citar

BENZONI, Ana Carolina Alecrim; QUAREZEMIN, Sandra. A abordagem científica no ensino de gramática na educação básica: problem sets e teoria gramatical na investigação de verbos transitivo-predicativos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024017, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8676984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8676984. Acesso em: 8 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Não há consenso nas teorias gramaticais a respeito da estrutura das sentenças com verbos transitivo-predicativos. Essa falta de consenso demonstra a particularidade e complexidade das sentenças com predicativo do objeto, potencializando o desafio de ensiná-las na Educação Básica. Diante desse cenário, apresentamos nesse artigo a atividade de conjunto de problemas (Honda e O’Neil, 2008; Honda e Larson, 2023) como uma metodologia que explora o raciocínio lógico e científico por meio da investigação linguística. O nosso objetivo é oferecer ao professor de língua portuguesa uma rota alternativa para o tratamento desse fenômeno gramatical, explorando ferramentas oriundas da Teoria Gerativa, como os testes de constituência e os julgamentos de gramaticalidade (Pires de Oliveira e Quarezemin, 2016; Tescari Neto, 2018). Dessa forma, espera-se que a abordagem da gramática em sala de aula seja repensada, a fim de proporcionar ao aluno uma relação com a disciplina de gramática que transcenda a mera classificação de fenômenos. Defendemos neste estudo que a compreensão da lógica estrutural, que subjaz os fenômenos gramaticais, contribui para o ensino reflexivo de gramática, que entendemos ser mais efetivo e eficaz.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8676984
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