Banner Portal
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E A-HISTÓRICAS DO LETRAMENTO
PDF

Como Citar

TFOUNI, Leda Verdiani. PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E A-HISTÓRICAS DO LETRAMENTO. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, p. 49–62, 2012. DOI: 10.20396/cel.v26i0.8636812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636812. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/cel.v26i0.8636812
PDF

Referências

ABRAHÃO, N.L. 1992. "A preservação do saber popular em uma mulher negra, analfabeta, de 3ª idade". Relatório Científico de I.C. FAPESP.

ALVARES, A.M. 1993. "A narrativa como processo de significação das experiências de uma mulher negra e analfabeta: A questão da autoria". Relatório Científico de AP. CNPq.

ANDERSON, A.B. & S.J. STOKES, 1984. "Social and institucional influences in the development and practice of literacy". In H. Goelman; A. Oberg & F. Smith (Eds.) Awakening to Literacy. London: Heineman Educational Books, 24-37.

BAKTHIN, M.M. 1985. Estética de la Creación Verbal. Mexico: Siglo Veintiuno.

CHADWICK, H.M. 1912. The Heroic Age. Cambridge: Cambridge University Press Awakening to Literacy. London: Heineman Educational Books, 73-83.

EWALD, J. 1988. "Hinduism and scriptural authority in Modern Indian Law". Comparative Studies in Society and History. 30(2), 199-224.

GALLO, S.L. 1992. Discurso da Escrita e Ensino. Campinas: Editora da UNICAMP.

GOODY, J. 1987. The Interface between the written and the oral. Cambridge: Cambridge University Press.

GREENFIELD, P.M. 1972. "Oral or written language: the consequences for cognitive development in Africa, the United States and England". Language and Speech. 15, 169-78.

HILDYARD, A. & D. OLSON. 1978. "Literacy and the Specialization of Language". Unpublished ms. Ontario Institute for Studies in Education.

HIRSCH, Jr. E.D. 1987. Cultural Literacy. Boston: Houghton Mifflin, Co.

JACOB, E. 1984. "Learning literacy through play: Puerto-Rican kindergarten children". In H. Goelman; A. Oberg & F. Smith (Eds.). Awakening to Literacy. London: Heineman Educational Books, 73-83.

LANGER, J. 1987. "A socio-cognitive perspective on literacy". In J.A. Langer (Ed.). Language, Literacy and Culture: Issues of Society and Schooling. New Jersey: Ablex Publishing, Corp., 1-20.

OLSON, D. 1984. "See! Jumping! Some oral antecedents of literacy". In H. Goelman, A. Oberg & F. Smith (Eds.). Awakening to Literacy. London: Heineman Educational Books, 185-192.

PÊCHEUX, M. 1988. Semântica e Discurso - Uma Crítica à Afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP.

SCHOLLES, R. & R. KELLOG. 1977. A Natureza da Narrativa. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil.

STREET, B. 1989. Literacy in Theory and Pratice. Cambridge: Cambridge. University Press.

TFOUNI, L.V. 1988a. Adultos não-alfabetizados: O Avesso do Avesso. Campinas: Pontes Editores.

TFOUNI, L.V. 1988b. "Estudo de caso de uma mulher negra, analfabeta, de terceira idade do ponto de vista sócio-interacionista". Anais da 18ª Reunião Anual da SPRP. 207-213.

TFOUNI, L.V. 1990 "O letramento enquanto processo sócio-histórico" Anais da 20ª Reunião Anual da SPRP. 428-433.

TFOUNI, L.V. 1992a. Letramento e Analfabetismo. Tese de livre-docência. FFCLRP-USP.

TFOUNI, L.V. 1992b. "O dado como indício e a contextualização do(a) pesquisador(a) nos estudos sobre compreensão da linguagem". D.E.L.T.A., vol. 8, nº 2, 205-223.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.