Banner Portal
A construção metafórica de palavras-chave para a descrição de experiências interculturais: Um estudo a partir da análise da conversa multimodal
PDF

Palavras-chave

Linguística cognitiva. Análise da conversa. Pragmática. Intercultural. Metáfora gestual. Alteridade.

Como Citar

SCHRÖDER, Ulrike. A construção metafórica de palavras-chave para a descrição de experiências interculturais: Um estudo a partir da análise da conversa multimodal. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 111–133, 2017. DOI: 10.20396/cel.v59i1.8648131. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648131. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Recentemente, uma interface emergiu entre a Linguística Cognitiva e a Análise da Conversa primeiramente como resultado de dois insights básicos: por um lado, observa-se uma demanda crescente entre linguistas cognitivos para a fundamentação de seus pressupostos teóricos com dados empíricos sólidos relacionados ao uso da língua; por outro lado, analistas da conversa tornaram-se cientes do fato de que não podem continuar a realizar pesquisas sem considerar fenômenos cognitivos, especialmente ao contemplarem que a ‘máquina’ conversacional, como Sacks a chamou, de fato, não funciona por conta própria. Muito pelo contrário, são os participantes com seu conhecimento individual, social e cultural que coconstroem interativamente os padrões comunicativos que estão sendo observados. Sendo assim, a questão crucial que surge a partir da relação recíproca entre as duas áreas está interligada aos aspectos cognitivos do significado contextual coconstruido. Concomitantemente, pesquisadores no campo metafórico do gesto e da cognição defrontam-se com esta nova interface que parte de um ângulo fenômeno-antropológico, corporificado e praxeológico. Isto inclui a pressuposição de que atos gestuais são preferencialmente concebidos como resultado de cognição distribuída e de coordenação situada e não como estruturas psicológicas pré-ordenadas que determinam língua e gesto em um caminho unidirecional, como proposto pela Teoria da Metáfora Conceptual da primeira geração. Porém, ainda é difícil encontrar pesquisas voltadas para interações reais partindo de uma perspectiva corporificada e multimodal, simultaneamente mantendo o referencial metodológico da Análise da Conversa, o que implica, por exemplo, uma atenção aos meios prosódicos. A seguinte análise busca contribuir para um diálogo entre as duas disciplinas por analisar como estudantes intercambistas conceitualizam suas experiências em relação à sua cultura alvo em termos de metáforas-chave exibidas em níveis multimodais e servindo como ‘gatilhos’ para a construção de alteridade.
https://doi.org/10.20396/cel.v59i1.8648131
PDF

Referências

ARANTES, Poliana Coeli Costa; SCHRÖDER, Ulrike. A dêixis social em sala de aula de ALE: propostas para uma unidade de ensino In: MOURA, Magali; SALIÉS, Tânia Gastão; STANKE, Roberta Sol; BOLACIO, Ebal (Org.). Esino-Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira: Teoria e Práxis. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2014. p. 176-198.

BAKHTIN, Mikhail M. The Dialogic Imagination: Four Essays. Ed. Michael Holquist. Trans. Caryl Emerson and Michael Holquist. Austin, London: University of Texas Press, 1981 [1930].

BESCH, Werner. Duzen, Siezen, Titulieren. Zur Anrede im Deutschen heute und gestern. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1996.

BROWN, Roger; GILMAN, Albert. The pronouns of power and solidarity. In: SEBEOK, Thomas A. (Org.). Style in Language. Cambridge, MA: MIT Press. 1960. p. 253-276.

CAMERON, Lynne. Confrontation or complementarity? Metaphor in language use and cognitive metaphor theory. Annual Review of Cognitive Linguistics, v. 5, p. 107-135. 2007.

CAMERON, Lynne. Metaphor and talk. In: GIBBS, Raymond W. Jr. (Org.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press. 2008, p. 197-211.

CAMERON, Lynne; Deignan, ALICE. Combining Large and Small Corpora to Investigate Tuning Devices Around Metaphor in Spoken Discourse. Metaphor And Symbol, v. 18, n. 3, p. 149-160. 2003.

CARVALHO, Marília G.; TREVISAN, Lino. Relações interculturais entre trabalhadores brasileiros e alemães na VW-Audi de S. José dos Pinhais. Revista Educação & Tecnologia, v. 7, p. 68-86. 2003.

CASTELANO, Karine L.; LADEIRA, Wânia T. Funções discursivo-interacionais das expressões “assim”, “tipo” e “tipo assim” em narrativas orais. Letra Magna: Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, v. 06, n. 12, 2010, p. 1-17.

CIENKI, Alan. Metaphoric gestures and some of their relations to verbal metaphoric expressions. In: KOENIG, Jean-Pierre (Org.). Discourse and cognition: Bridging the gap. Stanford: Center for the Study of Language and Information. 1998, p.189-204.

CIENKI, Alan. Why study metaphor and gesture? In: CIENKI, Alan; MÜLLER, Cornelia Müller (Org.). Metaphor and Gesture. Amsterdam & Philadelhpia: John Benjamins. 2008. p. 5-25.

DREHER, Jochen. Konstitutionsprinzipien ‘kultureller Differenz’: Zur Analyse der Konstruktion kultureller Grenzbestimmungen in grundlagentheoretischer Absicht. In: DREHER, Jochen; STEGMAIER, Peter (Org.). Zur Unüberwindbarkeit kultureller Differenz. Grundlagentheoretische Reflexionen. Bielefeld: transcript Verlag. 2007, p. 129-151.

FARACO, Carlos Alberto. O tratamento você em português: uma abordagem Histórica. Fragmenta, v. 13, Publicação do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPR. Curitiba: Editora da UFPR, 1996.

GADAMER, Hans Georg. Wahrheit und Methode. Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. Tübingen: J.C.B.Mohr (Paul Siebeck), 1960.

GARCEZ, Pedro M. A Perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica sobre o Uso da Linguagem em Interação Social, In: LODER, Letícia L.; JUNG, Neiva M. (Org.). Fala-em-Interação Social. Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras. 2008, p. 17-38.

GOFFMAN, Erving. Relations in Public: Microstudies of the Public Order. New York: Basic Books, 1971.

GRADY, Joseph E. Primary metaphors as inputs to conceptual integration. Journal of Pragmatics, v. 37, 2005, p. 1595-1614.

GÜNTHNER, Susanne. Polyphony and the ‘layering of voices’ in reported dialogues: An analysis of the use of prosodic devices in everyday reported speech. Journal of Pragmatics, v. 31, 1999, p. 685-708.

GÜNTHNER, Susanne. Stimmenvielfalt im Diskurs. Formen der Stilisierung und Ästhetisierung in der Redewiedergabe. Gesprächsforschung. Online-Zeitschrift zur verbalen Interaktion, v. 3, 2002, p. 59-80.

GÜNTHNER, Susanne. Negotiating Rapport in German-Chinese Conversation. In: SPENCER-OATEY, Helen (Org.). Culturally Speaking. Culture, Communication and Politeness Theory. London: Continuum. 2002. p. 207-226.

GÜNTHNER, Susanne. The Construction of Emotional Involvement in Everyday German Narratives – Interactive Uses of ‘Dense Constructions’. Pragmatics, v. 21, n. 4, 2011, p. 573-592.

HALL, Edward T. The Hidden Dimension. Garden City: Anchor Books, 1966.

HARTUNG, Martin. Formen der Adressiertheit der Rede. In: BRINKER, Klaus; ANTOS, Gerd; HEINEMANN, Wolfgang; SAGER, Sven F. (Org.). Text- und Gesprächslinguistik. Linguistics of Text and Conversation. Ein internationales Handbuch zeitgenössischer Forschung. An International Handbook of Contemporary Research. Berlin, New York: Walter de Gruyter. 2001, p. 1348-1355.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; MELLO FRANCO, Francisco Manuel de. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

HOUSE, Juliane. Misunderstanding in intercultural university encounters. In: HOUSE, Juliane House; KASPER, Gabriele (Org.). Misunderstanding in Social Life. Discourse Approaches to Problematic Talk. London: Longman. 2003, p. 22-56.

HOUSE, Juliane. Impoliteness in Germany: Intercultural encounters in everyday and institutional talk. Intercultural Pragmatics, v. 7, n. 4, 2010, p. 561-595.

HOUSE, Juliane; KASPER, Gabriele. Politeness markers in English and German. In: COULMAS, Florian (Org.). Conversational Routine. Berlin: Mouton de Gruyter. 1981. p. 157-186.

INOUE, Kazuko. Innovating Uses of Japanese Honorifics and Polite forms. Papers in Japanese Linguistics, v. 4, 1974, p. 19-41.

JOHNSON, Mark. The Body in the Mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

JOHNSON, Mark. The philosophical significance of image schemas. In: HAMPE, Beate; GRADY, Joseph E. (Org.). From Perception to Meaning. Image Schemas in Cognitive Linguistics. Berlin & New York: Mouton de Gruyter. 2005. p. 15-33.

KÖVECSES, Zoltán. Metaphor in Culture. Universality and Variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

KÖVECSES, Zoltán; RADDEN, Günther. Metonymy: developing a cognitive linguistic view. Cognitive Linguistics, v, 9, 1998, p. 37-77.

LAKOFF, George. Women, Fire and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: The University of Chicago Press, 2003 [1980].

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh. The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.

LANGACKER, Ronald W. Foundations of Cognitive Grammar. Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.

LOENHOFF, Jens. Comparação cultural e comunicação intercultural. Traduzido do alemão para o português de Ulrike Schröder, Paula Carvalho Tavares e Danilo Rocha Campanha. Original de 2003. In: SCHRÖDER, Ulrike; CARNEIRO MENDES, Mariana (Org.). Comunicação (Inter-)Cultural em Interação. Belo Horizonte: Editora da UFMG; no prelo.

LOPES, Célia Regina dos Santos. Tradição discursiva e mudança no sistema de tratamento do português brasileiro: Definindo perfis comportamentais no início do século XX. ALFA, v. 55, n. 2, 2011, p. 361-392.

MANDELBROT, Benoit B. The Fractal geometry of nature. W.H. Freeman and Company, 1982.

MARKOWSKY, Richard; THOMAS, Alexander. Studienhalber in Deutschland. Interkulturelles Orientierungstraining für amerikanische Studenten, Schüler und Praktikanten. Heidelberg: Asanger, 1995.

MARSCHARK, Marc. Metaphors in sign language and sign language users: A window into relations of language and thought. In: COLSTON, Herbert L.; KATZ, Albert N. (Org.). Figurative language comprehension: Social and cultural influences. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005, p. 209-234.

MCNEILL, David. Hand and mind: What gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

MEIRELES, Selma Martins. A negação sintática em diálogos do alemão e do português do Brasil. Pandaemonium Germanicum, v. 5, 2001, p. 139-168.

MEIRELES, Selma M. Uso de verbos com valor epistêmico no Trabalho da Face por falantes alemães e brasileiros, in: GALLE, Helmut P. E.; PEREIRA, Valéria S. (Org.). Anais do I Congresso da ABEG. São Paulo: ABEG Editora Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) 1, 2016, p. 395-401.

MITTELBERG, Irene; WAUGH, Linda R. Metonymy first, metaphor second: A cognitive-semiotic approach to multimodal figures of though in co-speech gesture. In: FORCEVILLE, Charles J.; URIOS-APARISI, Eduardo (Org.). Multimodal Metaphor. Berlin, New York: Mouton de Gruyter. 2009. p. 329-355.

MODESTO, Artarxerxes Tiago Tácito. Notícias de estudos realizados sobre as formas de tratamento no português brasileiro. Revista Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura, v. 2, n. 2, 2005, p. 1-9.

MÜLLER, Cornelia. Redebegleitende Gesten: Kulturgeschichte – Theorie – Sprachvergleich. Berlin: Arno Spitz, 1998.

MÜLLER, Cornelia. Forms and uses of the palm up open hand: A case of a gesture family? In: MÜLLER, Cornelia; POSNER, Roland (Org.). Semantics and Pragmatics of Everyday Gestures. Berlin: Weidler. 2004, p. 234-256.

MÜLLER, Cornelia. Gestures as a medium of expression: The linguistic potential of gestures. In: MÜLLER, Cornelia; CIENKI, Alan; FRICKE, Ellen; LADEWIG, Silvia; MCNEILL, David; TESSENDORF, Sedinha (Org.). Body – Language – Communication. An International Handbook on Multimodality in Human Interaction. Volume 1. Berlin & Boston: De Gruyter Mouton. 2013, p. 202-217.

MÜLLER, Cornelia; CIENKI, Alan. Words, gestures, and beyond: Forms of multimodal metaphor in the use of spoken language. In: FORCEVILLE, Charles; URIOS-APARISI, Edurado (Org.). Multimodal Metaphor. Berlin & New York: Mouton de Gruyter. 2009. p. 297-328.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A Metonímia como processo fractal multimodal. Veredas, v. 01, 2010, p. 7-19.

SACKS, Harvey. Lectures on Conversation. Volume 2. Oxford: Basil Blackwell, 1995.

SCHMIDT, Thomas; WÖRNER, Kai. EXMARaLDA – Creating, analysing and sharing spoken language corpora for pragmatic research. Pragmatics, v. 19, 2009, p. 565-582.

SCHRÖDER, Ulrike. Brasilianische und deutsche Wirklichkeiten. Eine vergleichende Fallstudie zu kommunikativ erzeugten Sinnwelten. Wiesbaden: Deutscher Universitätsverlag, 2003.

SCHRÖDER, Ulrike. Kommunikationstheoretische Fragestellungen in der kognitiven Metaphernforschung. Eine Betrachtung von ihren Anfängen bis zur Gegenwart. Tübingen: Gunter Narr Verlag, 2012.

SCHRÖDER, Ulrike. Interkulturelle Kommunikation zwischen Deutschen und Brasilianern im Lichte von Strategien der (Un-)höflichkeit, divergierenden Konfliktstilen und Formen des Beziehungsmanagements. In: FÖLDES, Csaba (Org.). Interkulturalität unter dem Blickwinkel von Semantik und Pragmatik. Tübingen: Narr, Francke Attempto. 2014a, p. 207-224.

SCHRÖDER, Ulrike. The interplay of politeness, conflict styles, rapport management and metacommunication in Brazilian-German interaction. Intercultural Pragmatics, v. 11, 2014b, p. 57-82.

SCHRÖDER, Ulrike; CARNEIRO MENDES, Mariana. A utilização da metáfora CULTURA É UM CONTÊINER e sua contextualização multimodal em uma interação intercultural: uma análise a partir das perspectivas comunicativas e extracomunicativas. Antares, vol. 7(14), p. 107-128, 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewArticle/3829; acesso em 16 de março de 2017.

SELTING, Margret et al. Um sistema para transcrever a fala-em-interação: GAT 2. Traduzido e adaptado por Ulrike Schröder, Mariana Carneiro Mendes, Caroline Caputo Pires, Diogo Henrique Alves da Silva, Thiago da Cunha Nascimento e Flavia Fidelis de Paula, com revisão técnica de Paulo Cortes Gago (UFJF/UFRJ). Veredas, v. 20, n. 2, p. 6-61, 2016; acesso em 16 de março de 2017.

SETTE, Neide M. Durães; RIBEIRO, M. Sophie Guieu C. T. Interação face-a-face: simetria/assimetria. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 7, 1984, p. 87-105.

SHIBATANI, Masayoshi. Honorifics. In: ASHER, Ronald E.; SIMPSON, James M. Y. (Org.). The Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford & New York: Pergamon Press. 1994, p. 1600-1608.

SPENCER-OATEY, Helen. Face, (im)politeness and rapport. In: SPENCER-OATEY, Helen (Org.). Culturally Speaking. Culture, Communication and Politeness Theory. London: Continuum. 2008, p. 11-47.

TRIANDIS, Harry C. Individualism and Collectivism, Boulder: Westview, 1995.

WIERZBICKA, Anna. Cross-Cultural Pragmatics. The Semantics of Human Interaction. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.