Chamada pública para submissão de artigos - Babel: tradições, traduções e traições

2018-02-21

Chamada pública para submissão de artigos

Babel: tradições, traduções e traições

 Conceição/Conception

A Conceição/Conception recebe até 20 de maio de 2018 artigos inéditos inspirados na temática Babel: Tradições, Traduções e Traições para compor o vol. 7, n. 2. Recorrendo à imagem mítica de Babel e suas reedições no século XXI, o presente número trata de refletir sobre a problemática da interculturalidade e sua incidência nas artes da cena contemporânea (dança, teatro, performance). Tendo se destacado como tema-chave do II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos do PPG Artes da Cena da Unicamp, na presente chamada abre-se uma oportunidade para que pesquisadores da área de artes da cena dele extraiam novos e inusitados pontos de inflexão, alguns deles quase totalmente inexplorados.

A ideia de Babel: tradições, traduções e traições nasce do desejo de discutir e experimentar de que forma as recentes manifestações da cena plasmam modos de comunicação espaço-temporal e colocam em contato não só diferentes culturas, mas modos de fazer-pensar-sentir-organizar provenientes de fontes referenciais e intertextualidades diversas. Dando conta de uma multiplicidade de formas espetaculares assentadas no hibridismo, no polimorfismo de conteúdos e qualidades cênicas, na quebra de fronteiras entre gêneros e na dissolução das distinções entre suas práticas, essa cena contemporânea modela um território transcultural no qual dialogam o regional e o universal, as culturas consagradas e suas periferias.

Quantas línguas se falam nas artes da cena? Elas se entendem? Se traduzem? Se contagiam? Como o tema da interculturalidade conversa com perspectivas decoloniais? E as infinitas hibridizações e apagamentos de fronteiras entre teatro, dança e performance, de que forma alinham-se a uma cultura e zeitgeist contemporâneos? Línguas e saberes se misturam, se entendem, desentendem, criando novas possibilidades de existência e resistência.

Convidamos artistas, pesquisadores e professores das artes da cena ou áreas afins a enviarem suas reflexões no formato de artigos originais para compor este número da revista, colaborando para o debate na área. Para esta chamada o período de submissão é de 21 de fevereiro a 20 de maio de 2018.

A revista aceita também artigos e resenhas em fluxo contínuo fora da temática aqui apresentada.

 

Endereço para submissão:

 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/about/submissions#onlineSubmissions

 

Os autores com submissões aprovadas terão o prazo de 30 dias para envio de versão traduzida para o inglês do artigo na íntegra.