Especialmente nas duas primeiras décadas dos anos 2000, percebe-se, na cena brasileira, a retomada de um ativismo cuja intenção é ligar-se aos problemas sociais por meio de experiências que se desenvolvem de modo simultâneo à explosão dos movimentos de luta por representatividade e direitos de grupos diversos. A ligação com a militância política é uma das responsáveis pelo direcionamento dessas criações para um engajamento no contexto social e político do país, capitaneado por mobilizações de diferentes comunidades, historicamente subalternizadas.
A partir desse período, é visível no teatro, na dança e na performance a proliferação de uma cena que configura teatralidades diferenciais até então relegadas a uma condição menor pelo mainstream. São expressões cênicas de grupos minoritários que sempre gozaram de protagonismo desigual na sociedade e nos palcos e que passam a clamar por maior diversidade da produção cênica nacional.
É possível constatar que os trabalhos criados por esses sujeitos compõem um espectro heterogêneo e plural, difícil de sintetizar, que produz um campo ampliado de manifestações singulares e dissidentes. Aqui considera-se a dissidência como posição ligada a um regime político e artístico que têm o poder de resistir às normas vigentes em determinado contexto, além de tentar subvertê-las. As dissidências abertas por essa produção crítica e posicionada definem uma outra cena política, em diálogo com discussões que se dão em áreas correlatas, como as ciências sociais e a antropologia.
A revista Conceição/Conception abre esta chamada para detectar e analisar, dentro dessa multiplicidade de estéticas dissidentes, as proposições, os procedimentos e a formalização instável de manifestações que projetam uma arte expandida e sem fronteiras fixas entre teatro, dança, performance, cinema e artes visuais. A intenção maior é investigar as linhas de fuga que as atravessam e respondem aos novos desafios do contexto brasileiro contemporâneo.
A presente edição conta com a colaboração da Professora Silvia Fernandes da Silva Telesi (Universidade de São Paulo) como Editora Associada.
Prazo para a submissão de trabalhos
A presente chamada estende-se até 10 de outubro de 2023 ou até que se complete a publicação de 25 textos.
Além de artigos temáticos, o periódico recebe, em outras seções, textos com temáticas livres, entrevistas, traduções e resenhas.
Website: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce