Banner Portal
Reflexões sobre o Terceiro Teatro na América Latina
PDF

Palavras-chave

Alteridade. Terceiro Teatro. Eugenio Barba.

Como Citar

SANTOS, Andrea Paula J. Reflexões sobre o Terceiro Teatro na América Latina. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 41–55, 2013. DOI: 10.20396/conce.v2i1.8647711. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647711. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A ideia de Terceiro Teatro, preconizada por Eugenio Barba, chegou à América Latina no final da década de 1970, suscitando uma série de questionamentos que ultrapassaram problemas relacionados à técnica ou à estética e permitiram abordar questões relativas à alteridade, aos níveis de negociação e à imitação. Este artigo tem o propósito de refletir
sobre esse assunto, a partir das leituras de Peter Pál Pelbart e Homi Bhabha.
https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647711
PDF

Referências

BARBA, Eugenio. Theatre, Solitude, Craft, Revolt. Aberystwyth, Wales: Black Mountain Press, 1999.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução: ÁVILA, Miriam; REIS, Eliana L. L.; GONÇALVES. Gláucia R. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

CARREIRA, André. Teatro de Rua: Mito e Criação no Brasil. Revista Arte Online. Mar./Ago., 2000. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Online/Volumes/artandre.htm.

CARRIÓ, Raquel. Dentro y Fuera de los Muros: Por qué um Teatro Laboratorio en América Latina. Aarhus. 6th October 2004. Disponível em: www.OdinTeatret.dk/CTLS%20web/.../WHY%20Carrio-SP-pdf.pdf.

DOMINGUEZ, Carlos Espinosa. Facundina: Teatro con todas las letras. Latin American Theatre Review. Fall, 1987. pp. 99-107. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

ITA, Fernando de. La Danza de la Pirámide: Historia, Exaltación y Crítica de las Nuevas Tendencias del Teatro en México. Latin American Theatre Review. Fall, 1989. pp. 9 – 17. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

OLIVEIRA, Valéria Maria de. Eugenio Barba e o Teatro de Grupo. Disponível em: http://www.antaprofana.com.br/materia_atual.asp?mat=259.

PERALES, Rosalina. El Tercer Teatro in Latinoamerica – O abrir la caja de Pandora. In: ROSTER, Peter & ROJAS, Mario (eds.). De la Colonia a la Postmodernidad – Teoria Teatral y Critica sobre Teatro Latino-americano. Buenos Aires: Editorial Galerna y IITCTL. 1992. pp. 149 – 156.

PELBART, Peter Pál. Elementos para uma Cartografia da Grupalidade. In: SAADI, F. & GARCIA, S. (org.). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo, Itaú Cultural, 2008, pp. 32-37.

PELLAROLO, Silvia y PROAÑO-GÓMEZ, Lola. “Somos los sobrevivientes de una utopía”: Entrevista a Adhemar Bianchi. Latin American Theatre Review. Fall, 2001, pp. 117 – 126. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr

TABARES, Vivian. As tensões entre indivíduo e grupo. Jornal Sarrafo, n. 9, Mar. 2006. Disponível em: http://www.jornalsarrafo.com.br/sarrafo/edicao09/mat07.htm

TORO, Fernando de. El Odin Teatret y Latinoamérica. Latin American Theatre Review. Fall, 1988. pp. 91-97. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

TORO, Fernando de. El teatro argentino actual: Entre la modernidad y la tradición. Latin American Theatre Review. Spring 1991. pp. 87–92. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

WATSON, Ian. Negotiating Cultures, Eugenio Barba and the Intercultural Debate. Manchester: Manchester University Press, 2002.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.