Reflexões sobre o Terceiro Teatro na América Latina

Autores

  • Andrea Paula J. Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647711

Palavras-chave:

Alteridade. Terceiro Teatro. Eugenio Barba.

Resumo

A ideia de Terceiro Teatro, preconizada por Eugenio Barba, chegou à América Latina no final da década de 1970, suscitando uma série de questionamentos que ultrapassaram problemas relacionados à técnica ou à estética e permitiram abordar questões relativas à alteridade, aos níveis de negociação e à imitação. Este artigo tem o propósito de refletir
sobre esse assunto, a partir das leituras de Peter Pál Pelbart e Homi Bhabha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Paula J. Santos, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda em Artes da Cena pela mesma Instituição.

Referências

BARBA, Eugenio. Theatre, Solitude, Craft, Revolt. Aberystwyth, Wales: Black Mountain Press, 1999.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução: ÁVILA, Miriam; REIS, Eliana L. L.; GONÇALVES. Gláucia R. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

CARREIRA, André. Teatro de Rua: Mito e Criação no Brasil. Revista Arte Online. Mar./Ago., 2000. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Online/Volumes/artandre.htm.

CARRIÓ, Raquel. Dentro y Fuera de los Muros: Por qué um Teatro Laboratorio en América Latina. Aarhus. 6th October 2004. Disponível em: www.OdinTeatret.dk/CTLS%20web/.../WHY%20Carrio-SP-pdf.pdf.

DOMINGUEZ, Carlos Espinosa. Facundina: Teatro con todas las letras. Latin American Theatre Review. Fall, 1987. pp. 99-107. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

ITA, Fernando de. La Danza de la Pirámide: Historia, Exaltación y Crítica de las Nuevas Tendencias del Teatro en México. Latin American Theatre Review. Fall, 1989. pp. 9 – 17. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

OLIVEIRA, Valéria Maria de. Eugenio Barba e o Teatro de Grupo. Disponível em: http://www.antaprofana.com.br/materia_atual.asp?mat=259.

PERALES, Rosalina. El Tercer Teatro in Latinoamerica – O abrir la caja de Pandora. In: ROSTER, Peter & ROJAS, Mario (eds.). De la Colonia a la Postmodernidad – Teoria Teatral y Critica sobre Teatro Latino-americano. Buenos Aires: Editorial Galerna y IITCTL. 1992. pp. 149 – 156.

PELBART, Peter Pál. Elementos para uma Cartografia da Grupalidade. In: SAADI, F. & GARCIA, S. (org.). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo, Itaú Cultural, 2008, pp. 32-37.

PELLAROLO, Silvia y PROAÑO-GÓMEZ, Lola. “Somos los sobrevivientes de una utopía”: Entrevista a Adhemar Bianchi. Latin American Theatre Review. Fall, 2001, pp. 117 – 126. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr

TABARES, Vivian. As tensões entre indivíduo e grupo. Jornal Sarrafo, n. 9, Mar. 2006. Disponível em: http://www.jornalsarrafo.com.br/sarrafo/edicao09/mat07.htm

TORO, Fernando de. El Odin Teatret y Latinoamérica. Latin American Theatre Review. Fall, 1988. pp. 91-97. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

TORO, Fernando de. El teatro argentino actual: Entre la modernidad y la tradición. Latin American Theatre Review. Spring 1991. pp. 87–92. Disponível em: https://journals.ku.edu/index.php/latr.

WATSON, Ian. Negotiating Cultures, Eugenio Barba and the Intercultural Debate. Manchester: Manchester University Press, 2002.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Santos, A. P. J. (2013). Reflexões sobre o Terceiro Teatro na América Latina. Conceição/Conception, 2(1), 41–55. https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647711