Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Texto de Abertura)

Palavras-chave: Epistemologia. Artes da Cena. Transversalidades.

Resumo

Como podemos entender a singularidade do conhecimento em arte? Podemos pensar que uma das características do conhecimento em arte é a indissociabilidade entre teoria e prática, pois se trata de um saber-fazer, de um conhecimento pelo fazer, que envolve a capacidade de gerar pensamento e de refletir sobre o próprio conhecimento. Por isso não se trata de um conhecimento apenas técnico ou de um ofício. Trata-se de um pensamento-ação, ação que é pensamento. Podemos pensar que o conhecimento em arte – e não sobre arte - é um conhecimento que se constitui pela experiência, um conhecimento corporificado, que se manifesta também como conhecimento processual e transversal, à medida em que se compõe continuamente de múltiplos planos e aciona uma pluralidade de campos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antonio Mencarelli, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Titular do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura, com trabalhos sobre a história do teatro brasileiro. Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York/CUNY. Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III.

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2000, p. 252-253.

Publicado
2017-12-12
Como Citar
Mencarelli, F. A. (2017). Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Texto de Abertura). Conceição|Conception, 6(2), 5-9. https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8651172