Banner Portal
Inovação tecnológica e produtividade no teatro
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Capitalismo
Inteligência artificial
Automação

Como Citar

ROCHA, Thainan da Silva. Inovação tecnológica e produtividade no teatro: desafios e estratégias. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.20396/conce.v13i00.8675385. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8675385. Acesso em: 18 maio. 2025.

Resumo

Este artigo observa os desafios econômicos enfrentados pelas artes cênicas no sistema capitalista neoliberal, provocando sobre o impacto que a apropriação de novas tecnologias podem ter nos processos de consumo e produção teatral. Abordagens criativas e sustentáveis são incentivadas para lidar com este cenário inevitável e gerar verdadeira inovação, superando as limitações do imaginário capitalista.

https://doi.org/10.20396/conce.v13i00.8675385
PDF (English)
PDF

Referências

BAUMOL, William J; BOWEN, William G. On the Performing Arts: The Anatomy of Their Economic Problems. The American Economic Review, Pittsburgh, v. 55, n. 1/2, p. 495–502, 1965. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1816292. Acesso em: 26 dez. 2023.

COUCHOT, Edmond. Automatism, Autonomy, and Aesthetics in Performing Arts. The Theatre Times, New York, 2018. Disponível em: https://thetheatretimes.com/automatism-autonomy-and-aesthetics-in-performing-arts/. Acesso em: 26 dez. 2023.

DANAN, Joseph. Mutações da dramaturgia tentativa de enquadramento (ou de desquadramento). Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/4802. Acesso em: 26 dez. 2023.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FISHER, Mark. Realismo capitalista. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

GAINZA, Carolina. Hackeo cultural: estéticas y políticas en la era digital. In: V SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA, 2014, Santiago. V Simposio Internacional de Estética. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2014. p. 75–85. Disponível em: https://estetica.uc.cl/images/stories/librovsimposio/05_carolina%20gainza.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

GARCIA, Silvana. Dramaturgismo: Aspectos entrevistos. In: DURAN, Antonio; CORDOVA, Daniel; ROLIM, Michele (org.). ENTRE: dramaturgismos. Porto Alegre: Goethe Institut, 2021. p. 20–29. Disponível em: https://www.goethe.de/brasil/entredramaturgismos. Acesso em: 26 dez. 2023.

KASTRUP, Virginia. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, v. 9, p. 99–106, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/97450. Acesso em: 26 dez. 2023.

OSTERMEIER, Thomas. Para que serve o teatro?. Le Monde Diplomatique, São Paulo, n. 69, 2013. Disponível em: https://diplomatique.org.br/para-que-serve-o-teatro/. Acesso em: 26 dez. 2023.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SÁNCHEZ, José. Pensamiento y acción: la investigación en artes. In: GÓMEZ RENDÓN, Jorge Arsenio (org.). Repensar el arte: reflexiones sobre arte, política e investigación. Guayaquil: Universidad de las Artes, 2017. p. 98–110. Disponível em: https://blog.uclm.es/joseasanchez/2023/01/18/pensamiento-y-accion-la-investigacion-en-artes/. Acesso em: 12 maio 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conceição/Conception

Downloads

Não há dados estatísticos.