Resumo
A performance radiofônica é uma forma de performance que contém materiais idênticos e uma estrutura semelhante à de uma obra de arte radiofônica. Suas características, origem, história e influências (em especial o teatro musical experimental e a performance) são examinadas e exemplificadas com um trabalho do gênero.
Referências
BRECHT, Bertolt. Théorie de la radio in Ecrits sur la littérature et l’art 1. Paris: Editions de L’arche, 1970.
COHEN, Andrea. Les compositeurs et l’art radiophonique. Thèse de Doctorat, Paris IV Sorbonne, 2005.
COHEN, Andrea. Les compositeurs et l’art radiophonique, INA/ L’Harmattan, 2015.
GOLDBERG, RoseLee. Performance Live Art 1909 to the Present, New York. Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1979.
GRUNDMANN, Heidi/ ZIMERMANN, Elisabeth (dir.) Reinventing radio: aspects of radio as art. Revolver publishing: Frankfurt, 2008.
SCHOENING Klaus. The Contours of Acoustic Art. Vol. 43, N° 3 Radio Drama, Published By: The Johns Hopkins University Press, October 1991, pp. 307-324.
SCHOENING Klaus. Acustica international. Komponisten als Hörspiel Macher. 27 September-1 Oktober 1985. Eine Dokumentation: Cologne, WDR, 1985.
SCHAEFFER, Pierre. Essai sur la radio et le cinéma: esthétique et technique des arts-relais, 1941-1942. Musique Alia, 2010.
SCHAEFFER Pierre. Propos sur la coquille, Notes sur l'expression radiophonique. Arlès: Éditions Phonurgia Nova, 1990.
VINAY, Gianfranco. Vanités et dramaturgies négatives, em Laurent FENEYROU (dir.). Musique et dramaturgie, esthétique de la représentation au XXe siècle: Paris, Sorbonne, 2003, p. 815.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Andrea Cohen