Banner Portal
Para entrar no ritmo
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Ritmo
Coco de Roda
Tecnologia

Como Citar

CAMARGO , Andreia Vieira Abdelnur. Para entrar no ritmo: experimentos tecnoculturais e reflexões sobre a agência rítmica a partir do Coco de Roda. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e024011, 2024. DOI: 10.20396/conce.v13i00.8678319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8678319. Acesso em: 18 maio. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo versa sobre a agência rítmica individual e coletiva em experimentos que unem cultura e tecnologia, a partir da dança-música do Coco de Roda brasileiro. Cruzando metodologia metaperspectiva, tecnologia e teorias advindas dos campos da arte e da ciência, visamos contribuir para futuras proposições pedagógicas decoloniais em artes cênicas. Com base nos processos analisados, averiguou-se que a estrutura rítmica, a multimodalidade, a multicoordenação e a interação coletiva são marcadores da complexidade do Coco, ventilando-o como rico disparador de aprendizado, desde que devidamente contextualizado, num processo de tradução circunstanciado para a prática cênica.

https://doi.org/10.20396/conce.v13i00.8678319
PDF
PDF (English)

Referências

ANDRADE, Mário de. Os cocos. Prep., introd. e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo, Duas Cidades; Brasília. INL/Fundação Pró-Memória, 1984.

AYALA, M. I. N.. Os cocos: uma manifestação cultural em três momentos do século XX. Estudos Avançados, 13(35), 1999, 231–253. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40141999000100020. Acesso em 24 out. 2024.

CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras:: um estudo tecnocultural. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 13, n. 4, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129840. Acesso em: 9 dez. 2024.

CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 94–113, 2021. DOI: 10.26512/vozcen.v2i02.40603. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40603. Acesso em: 7 dez. 2024.

CARUSO, Giusy. Mirroring the Intentionality and Gesture of a Piano Performance: an Interpretation of 72 Etudes Karnatiques. PhD dissertation (Doutorado em Musicologia). Department of Musicology/Ghent University, Ghent, 2018.

CASTILHO, Jacyan. Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral. 1. Ed. São Paulo: Perspectiva; Salvador, BA: PPGAC/UFBA, 2013.

CLAYTON, Martin. The Ethnography of Embodied Music Interaction. In: LESAFFRE, Micheline; MAES, Pieter-Jan; LEMAN, Marc (Org.). The Routledge Companion to Embodied Music Interaction. New York: Routledge, 2017. p.215-222.

CLAYTON, Martin. What is entrainment? Definition and applications in musical research. Empirical Musicology Review.7(1-2): 49-56, 2012.

CLAYTON, Martin; SAGER, Rebecca; WILL, Udo. In Time with the Music: the concept of entrainment and its significance for ethnomusicology. European Meetings in Ethnomusicology, Bucareste, Romanian Society for Ethnomusicology/Institute of Ethnography and Folklore, v. 11, p. 3-142, 2004.

JENSENIUS, A.R.; WANDERLEY, M.; GODoY, R.; LEMAN, M. Musical gestures: concepts and mesthods in research. In Musical Gestures: sound, movement and meaning, edited by Rolf Godoy and Marc Leman. 36-68. New York: Routledge, 2010.

LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relatos de uma experiência: LeL Produções Artísticas, Salvador, 2017.

LEMAN, Marc. The expressive moment: How interaction (with music) shapes human empowerment. Cambridge, MA:MIT Press, 2016.

LEMAN, Marc; NAVEDA, Luiz. Basic Gestures as Spatiotemporal Reference Frames for Repetitive Dance/Music Patterns in Samba and Charleston. Music Perception, University of California Press, v. 28, p. 71-91, set. 2010.

LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: MIT Press, 2008.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

LIGIÉRO, Zeca. O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 16, 20 Jan 2012 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/695. Acesso em: 9 dez 2024.

MALETTA, E. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2311. Acesso em: 29 out. 2024.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MORAN, Nikki. Agency in embodied music interaction. In LEMAN, M.; LESAFFRE, M; MAES, P. The Routledge companion to embodied music interaction. London: Routledge, 2017.

NHUR, A. Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 01–26, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100069. Acesso em: 9 dez. 2024.

OLIVEIRA, Polyanni D.D. O saber na arte popular: reflexões sobre o coco de roda paraibano a partir do projeto saberes em roda. Problemata - Revista Internacional de Filosofia v. 14. n. 2 (2023), p. 306-316. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/download/67881/38155/203166. Acesso em: 24 out. 2024.

PRIM, G. de S.; GONÇALVES, B. S.; VIEIRA, M. L. H. A representação do corpo e do movimento: uma análise da interatividade do motion capture. Design e Tecnologia, 5(09), 23-28, 2015.

SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

SOUSA, Silvia Azevedo; BARBOSA, Katiusca Lamara dos Santos. Interseções entre dança e música no coco de roda, na festa da comunidade do Ipiranga. Anais do 6o Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2a Edição Virtual. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2021. p. 3414-3422.

VURKAÇ, Mehmet. A Cross-Cultural Grammar for Temporal Harmony in Afro-Latin Musics: Clave, Partido-Alto and Other Timelines. Current Musicology. 94: 7–35, 2012.

WASHBURNE, Christopher. Play It 'Con Filin!': The Swing and Expression of Salsa. Latin American Music Review, 19(2), 160-185, 1998.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conceição/Conception

Downloads

Não há dados estatísticos.