Banner Portal
Por uma voz que seja dança: reflexões sobre a oralidade no balé a partir do solo Veronique Doisneau (2004)
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Dança. Balé. Performance. Oralidade.

How to Cite

FERREIRA, Rousejanny da Silva; SILVA, Michael. Por uma voz que seja dança: reflexões sobre a oralidade no balé a partir do solo Veronique Doisneau (2004). Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 42–53, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647661. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647661. Acesso em: 27 sep. 2024.

Abstract

Este artigo aborda a utilização e recusa da oralidade na cena do balé e como isto foi posto a prova em uma dança: Veronique Doisneau [Paris, 2004]. Esta obra desvela o não visto em cena das companhias de balé clássico e o prolongamento disso na vida da bailarina Veronique. Sendo este um trabalho conduzido pela fala, levantamos algumas questões sobre os sentidos da voz como corpo, performance e dança.

https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647661
PDF (Português (Brasil))

References

ASSIS, Adriana Carolina Hipólito de. Alguma crítica: a dança do corpo poético em “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”. Crítica Cultural: Santa Catarina, 2011. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/viewFile/772/pdf_25. Acesso em: 26 mar. 2015.

BEL, Jérôme.Veronique Doisneau 1. 9”26’. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OIuWY5PInFs. Acesso em: 26 de mar. de 2015.

BURT, Ramsay. Revisiting ‘No To Spectacle’: Self Unfinished and Véronique Doisneau. Montfort University, Inglaterra, 2012. Disponível em: https://www.dora.dmu.ac.uk/bitstream/handle/2086/145/Revisiting%20no%20to%20spectacle.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 mar. 2015.

CONDE-SALAZAR, Jaime. Em El punto de fuga, 2012. Disponível em: http://www.continuumlivearts.com/wp/?p=2888. Acesso em: 26 mar. 2015.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 6a ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

LABAN, Rudolf Von. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LANGER, Susanne. Sentimento e Forma (Trad. Ana Maria G. Coelho e J.Guinsburg). São Paulo: Perspectiva, 1980.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

NADA EXPANDIDO. Conversa com André Lepecki. 20’’14, 2012. Disponível em: http://www.nadaexpandido.com.br/?p=184. Acesso em: 25 mar. 2015

ZUMTHOR, Paul. A performance. In: A letra e a voz. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.