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Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani
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Palavras-chave

Espetáculo moderno. Teatro dos ciarlatani. História do teatro.

Como Citar

TESSARI, Roberto; SANTOS, Ivanildo Piccoli. Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 4–14, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i1.8648653. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648653. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com base nos limitados documentos restantes, registrou-se um verdadeiro e próprio mercado moderno do espetáculo com os novos cerretani-ciarlatani, charlatães da praça, que assumiram o papel de terapeutas populares através de diversos recursos cênicos como as máscaras dos zanni. Esses ciarlatani-espetáculos constituíam uma estrutura para propiciar e explorar as expectativas do divertimento de um público não mais elitista, com um fim cômico - espetáculos de máscaras. Os ciarlatani tornam-se comediantes e se servem da comédia como meio eficaz para atrair a venda de suas mercadorias e deixam um imenso legado na história dos espetáculos de lugares públicos.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648653
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Referências

CAMPORESI, Piero. Il libro dei vagabondi. Torino: Einaudi, 1973.

GARZONI, Tommaso. De' fonnatori di spettacoli in genere, e de' cerretani o ciurmadori massime. In: MAROTTI, F., ROMEI, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.

GRAZZINI, Anton F. Le rime burlesche, a cura di Verzone C. Firenze: Sansoni, 1882.

OTTONELLI, Domenico. Della christiana moderatione del theatro, t. III, Firenze: Bonardi, 1652.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell’Arte. Genesi d'una società dello spettacolo. Bari-Roma: Laterza, 2013.

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